Aplicativo vai receber demandas de cidadão à Guarda Municipal

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, nesta terça-feira, o aplicativo Cidade Segura. A ferramenta já está disponível, de forma gratuita, nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Criada pelo próprio Município, a ferramenta vai permitir que os juiz-foranos entrem em contato com a Guarda Municipal (GM) para a apresentação de denúncias. Nela há também telefones úteis, estatísticas e notícias da área de segurança. O lançamento contou, entre outros, com a presença do prefeito Antônio Almas (PSDB) e do secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), José Sóter de Figueirôa

O aplicativo é visto com uma ferramenta importante do ponto de vista tecnológico para a Guarda Municipal e faz parte de uma série de ações de modernização contida no Plano de Ação 2019/2020 da corporação. Desenvolvedor do software, o guarda municipal Daniel Andrade destacou que o aplicativo foi “desenvolvido inteiramente pela Prefeitura” e é adequado ao atual momento tecnológico da sociedade. “Vai possibilitar ao cidadão o direito de fazer parte da melhoria da segurança da cidade, que é uma construção coletiva.”

Ao encaminhar uma demanda pelo aplicativo, o usuário poderá inserir, além do local e de uma descrição do fato, imagens da situação abordada. Segundo a Guarda, o conteúdo será imediatamente encaminhado ao setor responsável. Entre as denúncias, os juiz-foranos poderão apontar questões como dano ao patrimônio público, pichação, crimes ambientais em áreas de responsabilidade do Município, desacato ao servidor e desrespeito às regras determinadas em decreto municipal de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O desenvolvedor do software reforçou ainda que, “quanto maior for a riqueza de detalhes, melhor para o atendimento da denúncia”.

Sobre as denúncias de desrespeito a medidas de combate ao coronavírus, o secretário de Segurança Urbana e Cidadania afirmou que o Município já recebeu milhares reclamações. “O trabalho da Guarda é exitoso e bem-sucedido. Desde o surgimento da pandemia e o lançamento do decreto, recebemos mais de cinco mil denúncias”, relatou. Ao final da solenidade, o prefeito Antônio Almas parabenizou a equipe da Guarda Municipal pelo desenvolvimento da ferramenta, que permite que “a cidade possa avançar na oferta de tecnologias, para que a participação da sociedade se torne cada vez mais efetiva junto ao Poder Executivo”.

Almas disse ainda que a Guarda tem desempenhado com muita desenvoltura seu papel. O prefeito disse ainda que a cidade deverá discutir as atribuições da corporação e se deseja ou não um efetivo equipado com armamento letal, discussão esta que não deve ser trazida à baila em seu último ano de mandato, mas que deve estar no horizonte daqueles candidatos que pretendem disputar a Prefeitura nas eleições de novembro.

O post Aplicativo vai receber demandas de cidadão à Guarda Municipal apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar