Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe em JF

Adesão de idosos também preocupa, pois apenas 32% dessa faixa buscou as unidades de saúde

A menos de 20 dias para o fim da campanha de imunização contra o vírus da Influenza, apenas 22,26% do público-alvo procurou as unidades de saúde para se proteger. Ao todo, a campanha busca atingir 234.160 juiz-foranos, porém, até agora, só 52.130 pessoas receberam a vacina. Entre os idosos, a situação também é preocupante. A campanha para esse segmento teve início há mais de um mês, em abril, e, por isso, chama a atenção pela baixa adesão. Cerca de 75 mil deles ainda não foram imunizados. Até a última quinta-feira (12), de acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), apenas 32% dessa faixa etária buscou a vacinação, o que corresponde a 35 mil idosos.

Com a queda da temperatura nos próximos dias, os órgãos de saúde reforçam a importância de ter o esquema vacinal completo. Segundo a supervisora do Setor de Imunizações da PJF, Marcilene Costa, assim como no cenário nacional, Juiz de Fora está com a cobertura vacinal da gripe e da segunda dose de reforço contra a Covid-19 aquém do esperado. Até esta terça-feira (17), somente 30% do público-alvo da cidade recebeu a segunda dose de reforço da Covid, que atualmente atende a faixa etária de 60 anos ou mais.

De acordo com Marcilene, a alta cobertura vacinal que o município conseguiu em relação às primeiras doses da Covid-19 foi fundamental para mudar o cenário epidemiológico e flexibilizar as medidas restritivas da pandemia, por isso, ela reforça a importância de tomar os dois imunizantes.

Para a supervisora, com a melhora dos índices da Covid-19 na cidade, muitas pessoas relaxaram e deixaram de se imunizar contra a Covid e a Influenza. No entanto, os dados positivos reforçam a eficácia da vacina e a importância de ter o esquema vacinal completo. “A influenza também está circulando em Juiz de Fora, é um vírus que pode levar a complicações e também a óbitos, principalmente nos idosos. Então é importante que você se vacine e se proteja o quanto antes”, afirma.

A vacinação segue até 6 de junho para o público da segunda fase da campanha, incluindo crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. No entanto, idosos com mais de 60 anos e trabalhadores na área de saúde de 18 anos ou mais também podem procurar os postos para ficar em dia com o calendário.

Idosos são mais vulneráveis à doença

Com a chegada de uma massa de ar frio, as temperaturas em Juiz de Fora devem cair nesta semana, como aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e, com isso, há uma tendência de aumento dos casos de gripe. Os sintomas da Influenza são semelhantes aos da Covid-19, são sintomas respiratórios, como coriza, além de dor no corpo e tosse, o que pode evoluir para uma pneumonia e outras complicações, podendo levar a internação e até a óbito.

“A gente pode evitar o agravamento dos casos por meio da vacinação. Lembrando que ainda estamos em pandemia, então precisamos seguir os protocolos ainda, como a higienização das mãos e, mesmo tendo flexibilizando o uso das máscaras, é importante que, principalmente os idosos, usem máscaras em locais aglomerados, evitar se possível aglomerações e o mais importante se vacinar”, reforça Marcilene.

Vacina

A vacina contra gripe oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas. Para imunizar, é necessário apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG), além do cartão de vacina.

Locais de vacinação

Serviço de Saúde do Idoso (Sasi) – exclusivamente para os idosos de 60 anos ou mais – das 8h às 16h
Rua Batista de Oliveira 943, Bairro Granbery.

UBSs que vacinam das 8h às 10h30 e das 13h às 16h

1. UBS Santa Cecília
2. UBS Industrial
3. UBS Joquei Clube I
4. UBS Joquei Clube 2
5. UBS Centro Sul
6. UBS Monte Castelo
7. UBS Dom Bosco
8. UBS Santa Cruz
9. UBS Alto Grajaú
10. UBS Barreira do Triunfo
11. UBS Vila Esperança
12. UBS Vale Verde
13. UBS Santa Rita
14. UBS São Sebastião
15. UBS Santo Antônio
16. UBS Granjas Bethânia
17. UBS Filgueiras
18. UBS Grama
19. UBS São Judas Tadeu
20. Ubs Jardim Esperança
21. UBS Cidade do Sol
22. UBS Vila Ideal
23. UBS Jardim da Lua
24. UBS Santos Dumont
25. UBS Humaitá
26. UBS Bandeirantes
27. UBS Nossa Senhora das Graças
28. UBS Nossa Senhora de Lourdes
29. UBS Nossa Senhora Aparecida
30. UBS Teixeiras
31. UBS Milho Branco
32. UBS Nova Era
33. UBS Progresso
34. UBS Linhares
35. UBS Ipiranga
36. UBS Santa Luzia
37. UBS Parque Guarani
38. UBS Santa Efigênia
39. UBS Borboleta
40. UBS Furtado de Menezes
41. UBS Retiro
42. UBS Vila Olavo Costa
43. UBS São Pedro
44. UBS Sarandira

UBSs que vacinam das 17h às 19h

1. UBS Milho Branco
2. UBS Nossa Senhora das Graças

As informações são do portal Tribuna de Minas.

 

 

Pesquisar