APAC em Itauna serve de modelo para implantação da entidade em Divinópolis

Com a crise no sistema carcerário do Brasil, as discussões sobre quais seriam os melhores modelos de presídios são intensas no país. Em Itaúna o modelo APAC é uma referência na recuperação de presos.

A estrutura do lado de fora remete a um presido. Mas do lado de dentro a situação é completamente diferente. Reinserir os presos na sociedade. Esta é a metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos condenados a APAC. O trabalho é coordenado pela Fraternidade Brasileira que treina e capacita os envolvidos no projeto.

Dentro da entidade os condenados retomam valores. O tratamento tem como base o estudo e o trabalho. Neste contexto os números são surpreendentes. Enquanto um preso no sistema tradicional custa cerca de 3 mil reais por mês em Minas Gerais, na APAC ele não ultrapassa mil reais. Os dados de reincidência também chamam a atenção. Apenas 20% dos condenados na APAC retornam para o crime. Já no sistema tradicional 80% dos detentos voltam para criminalidade.

O projeto APAC mudou a realidade socioeconômica da cidade de Itauna. E pode mudar também a realidade de Divinópolis, com a máxima de que um preso recuperado é criminoso a menos nas ruas.

 

O post APAC em Itauna serve de modelo para implantação da entidade em Divinópolis apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar