Uma corrida global para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus está em curso. Instituições de pesquisa e a indústria farmacêutica de todo o mundo correm contra o tempo para encontrar uma imunização segura e eficaz contra o vírus responsável pela Covid-19. Segundo um documento da OMS, ao menos 41 vacinas estão em desenvolvimento hoje — duas já em avaliação clínica, com teste em humanos, nos Estados Unidos e na China.
Há ainda iniciativas não registradas pela organização, como de pesquisadores do Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, ainda em fase pré-clínica.
Mesmo que as pesquisas pareçam avançadas, especialistas e a própria indústria farmacêutica ressaltam que ainda será necessário de um a dois anos para que a vacina esteja disponível. Isso porque os testes seguem protocolos rígidos para garantir que ela seja não só eficaz, mas segura para humanos.
Mas, em casos extremos, como ocorreu também na epidemia de ebola, algumas concessões acabam tendo de ser feitas.
O post Ao menos 41 vacinas contra coronavírus estão sendo desenvolvidas: EUA e China já começaram testes em humanos apareceu primeiro em Portal MPA.
Postado originalmente por: Portal MPA