Antes de Compartilhar, Apure: AMIRT promove campanha contra a divulgação de fake news

Um levantamento feito pela Poynter Institute em 2022, em 7 países, incluindo o Brasil, apurou que quatro em cada dez pessoas afirmaram receber notícias falsas todos os dias. Ainda segundo a pesquisa, 43% dos brasileiros afirmaram que compartilharam acidentalmente informações erradas em algum momento e só mais tarde perceberam que se tratava de fake news.

No primeiro trimestre de 2024, teorias conspiratórias se propagaram nas redes sociais com informações falsas sobre vacinas, dengue, aborto, escola sem partido, doutrinação de esquerda, cultura LGBT e erotização, observam pesquisadores.

Segundo a jornalista e pesquisadora Magali Cunha, do Instituto de Estudos da Religião (Iser), do Rio de Janeiro, em anos eleitorais a propagação de fake news é intensificada, ou seja, em 2024, o índice de divulgação de notícias falsas pode aumentar.

Pensando nisso, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) lançou a campanha “Antes de Compartilhar, Apure!“, com o objetivo de coibir a disseminação de fake news.

Confira o vídeo da campanha abaixo:

Acesse aqui o material completo da campanha

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