Ano eleitoral traz obrigações e inovações tecnológicas aos eleitores

Em todo o país neste ano milhões de eleitores comparecerão as urnas para escolher o novo presidente da república e também governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

O primeiro turno acontece no dia 7 de outubro e o segundo em 28 de outubro. Mas muitos eleitores devem estar atentos aos prazos e outras situações relacionadas aos pleitos: por exemplo, quem quiser tirar, transferir ou regularizar seu título eleitoral terá somente até o dia 09 de maio para fazê-lo.

E neste ano, temos novidades: é possível baixar um aplicativo, o “e-título”, que serve como título eleitoral e substitui o documento de papel, pelo menos para aqueles que já realizaram o recadastramento biométrico. Mas para quem ainda não realizou a biometria, será necessário apresentar, além do aplicativo no celular, um documento com foto.

Outra novidade diz respeito aos deficientes físicos, que terão seu direito a acessibilidade respeitado e poderão solicitar transferência de sessão de votação, caso julguem necessário.

Para falar sobre todos estes assuntos o Jornal da Cidade conversou com o chefe do Cartório Eleitoral de Andradas Vespasiano Vicentin Filho na manhã desta segunda-feira (05).

Confira.

Postado originalmente por: Rádio Vinícola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar