Amirt lança nova campanha contra divulgação de fake news

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) lançou nesta sexta-feira (24) mais uma campanha contra a divulgação de fake news (notícias falsas). O objetivo é conscientizar a população e as emissoras de rádio e televisão quanto a importância da apuração dos fatos antes de compartilhá-los ou divulgá-los, principalmente agora, durante o período eleitoral.

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Rádio e Tv são menos afetados pelas fake news 

Rádio e televisão são os meios de comunicação menos atingidos pelas fake news. A informação foi levantada pela Kantar IBOPE Media, empresa de pesquisa de mídia. A análise avaliou a cobertura política e eleitoral nos Estados Unidos, França, Reino Unido e Brasil. O estudo revelou que o rádio e a TV são mais confiáveis que as mídias sociais e jornais online.

Os resultados obtidos mostram que 76% das pessoas passaram a checar a veracidade da notícia em outras fontes depois de ouvirem falar em fake news. Além disso, 70% passaram a pensar duas vezes antes de compartilharem reportagens sem checar se são verdadeiras.

De acordo com a pesquisa, 64% dos entrevistados confiam nas notícias divulgadas na televisão. Já 58% das pessoas desconfiam das reportagens publicadas em mídias sociais e aplicativos de mensagem.

Em relação ao consumo de notícias pelo rádio por faixa etária, 28% são pessoas entre 18 e 34 anos. Já 33% dos ouvintes possuem entre 35 e 54 anos. Quem possui 55 anos ou mais são representadas por 36% dos entrevistados. O estudo da Kantar IBOPE Media ainda mostra que, embora 78% se atualize com notícias pela internet, apenas 56% acreditam sobre a veracidade do que leem. Para 73% dos entrevistados, o jornalismo é fundamental para a democracia.

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