Amirt completa 50 anos em evento na Serra da Piedade

Os radiodifusores que fazem parte da associação são convidados para o evento que será realizado no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, região Metropolitana de Belo Horizonte

amirt-50-anos

No dia 05 de setembro de 2018, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) completará 50 anos e para celebrar a data um evento está marcado para o dia de aniversário da associação na Serra da Piedade, em Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte. A entidade foi fundada em 1968, pelo jornalista Januário Carneiro, em apoio de Ulisses do Nascimento, Victor Purri, Geraldo Padrão, Francisco Vasconcelos e Mayrinck Pinto de Aguiar.

A cerimônia conta com a participação do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. O líder religioso comentou que “a cultura, a tradição e o próprio jeito de ser do povo mineiro são moldados na religiosidade. Por isso, a notícia de que a Amirt escolheu celebrar seus 50 anos no Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, é uma grande alegria”.

Segundo dom Walmor, “o santuário é uma síntese do que há de mais precioso em Minas: a religiosidade, as riquezas e belezas naturais, a arte barroca, a gastronomia, o conjunto arquitetônico, histórico e cultural”. Ele classificou ainda que o local é “o coração de Minas Gerais”.

O arcebispo destacou que tem “a convicção de que o Santuário, com a singularidade, vai inspirar todos da Amirt e ajudá-los na missão de sempre promover o diálogo, a integração de diferentes realidades e as belezas de Minas, a partir dos muitos meios de comunicação”, disse.

Conquistas recentes

 A Amirt chega ao seu quinquagésimo aniversário em um ano com conquistas importantes para os radiodifusores. Exigências antigas foram sancionadas no primeiro semestre, como a atualização da lei que regulamenta a profissão de radialista, que, conforme o decreto 9.329/2018, levou em consideração que as ocupações dos profissionais estavam desatualizadas em virtude das novas tecnologias.

Outra conquista histórica foi a flexibilização da “Voz do Brasil”, que permitiu que rádios comerciais alterassem o horário de exibição do programa governamental entre 19h e 22h. Os últimos anos são marcados também pela migração de emissoras de rádio da faixa AM para FM, o que gera melhor qualidade nas transmissões e tem um impacto direto na audiência das emissoras.

Em todos esses feitos, a Amirt sempre esteve empenhada em apoiar e lutar pelas reivindicações dos radiodifusores.

Benefícios para os associados

 Além das conquistas em que a Amirt teve participação indireta e que englobam as emissoras de rádio de todo o país, por meio de muito esforço, a associação acumulou vitórias que beneficiam os associados à entidade. Como, por exemplo, o credenciamento Amirt-Cemig, que prevê descontos no valor das contas de energia das emissoras em troca de inserção de publicidades da estatal. A medida vale para rádios comerciais e emissoras de televisão educativas.

O acordo Amirt-Cemig para emissoras de rádio foi assinado em outubro de 2017 e, desde então, mais de 300 emissoras de rádio usufruem do credenciamento. Em janeiro deste ano, uma nova reunião realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, renovou o benefício.

Já o credenciamento para TVs educativas se deu em fevereiro deste ano, no valor de R$ 2,5 milhões, e prevê reembolso de até 55% na conta de energia da emissora.

Além disso, a Amirt fornece aos associados materiais jornalísticos para veiculação em emissoras de rádio e televisão.

Serra da Piedade

Destino turístico de todo o país, a Serra da Piedade, construída no século XVII, em Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte, abriga o santuário Nossa Senhora da Piedade.

A Serra, que possui 1.760 metros de altura e paisagens encantadoras, é uma representatividade religiosa de Minas Gerais por levar o nome da padroeira do estado.

A origem da capela é história marcante entre os religiosos. O santuário foi construído pelo português Antônio da Silva Bracarena, que saiu de Portugal e veio para Minas por causa da famosa reputação de terra rica em ouro. Quando chegou ao estado, uma cena o encantou. Uma menina, surda e muda olhou para o alto da montanha e viu a imagem da imagem de Nossa Senhora. Após a visão, a menina teria se curada. Foi então que se iniciou, a mando de Bracarena que bancou os custos, a construção da Basílica de Nossa Senhora da Piedade.

Por se tratar de um local com bastantes subidas, é recomendado aos participantes do evento a utilização de roupas confortáveis.

G.R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar