Alunos da Escola Estadual Mário Porto, no Bairro Canaã, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (25), contra a nova diretoria da escola.
De acordo com os alunos, uma eleição para eleger a nova diretoria da unidade foi feita, porém a chapa única não foi eleita. Com isso, a Superintendência Regional de Estudo, de acordo com o regimento, selecionou duas professores de outras escolas para concorrerem ao cargo. Porém, o colegiado não elegeu nenhuma das indicadas.
Pela regra, quando não há decisão de quem assumirá o cargo, fica a critério da Superintendência fazer a nomeação de um profissional para assumir a função. A decisão desagradou os estudantes, por isso o protesto foi realizado. Eles pedem a permanência da antiga diretora.
Os estudantes afirmaram que vão protocolar a reivindicação na Superintendência Regional de Ensino e no Ministério Público.
A eleição de um novo diretor em escolas é feita a partir de uma prova inicialmente. Somente os aprovados na primeira etapa disputam a escolha a partir dos votos. Podem votar alunos, pais dos estudantes menores de 14 anos e professores. Vence o candidato que tiver mais de 50% dos votos. Quando não há eleitos, cabe a SRE nomear um diretor.