Alunos protestam contra eleição de novo diretor em escola de Uberaba

Alunos da Escola Estadual Mário Porto, no Bairro Canaã, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (25), contra a nova diretoria da escola.

De acordo com os alunos, uma eleição para eleger a nova diretoria da unidade foi feita, porém a chapa única não foi eleita. Com isso, a Superintendência Regional de Estudo, de acordo com o regimento, selecionou duas professores de outras escolas para concorrerem ao cargo. Porém, o colegiado não elegeu nenhuma das indicadas.

Pela regra, quando não há decisão de quem assumirá o cargo, fica a critério da Superintendência fazer a nomeação de um profissional para assumir a função. A decisão desagradou os estudantes, por isso o protesto foi realizado. Eles pedem a permanência da antiga diretora.

Os estudantes afirmaram que vão protocolar a reivindicação na Superintendência Regional de Ensino e no Ministério Público.

A eleição de um novo diretor em escolas é feita a partir de uma prova inicialmente. Somente os aprovados na primeira etapa disputam a escolha a partir dos votos. Podem votar alunos, pais dos estudantes menores de 14 anos e professores. Vence o candidato que tiver mais de 50% dos votos. Quando não há eleitos, cabe a SRE nomear um diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar