Alunos do SENAI são capacitados para conversão de antenas parabólicas

Com a chegada do 5G ao Brasil, equipamentos deverão ser substituídos para se adequar à nova tecnologia

Uma parceria entre a FIEMG, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) vai capacitar cerca de 900 alunos para adaptação e instalação do novo kit digital de TV parabólica em Minas Gerais. Com a chegada da tecnologia 5G ao Brasil, os equipamentos deverão ser substituídos para receber o sinal de satélite com mais precisão e qualidade. O anúncio do projeto ocorreu nessa terça-feira (9), em um evento na sede da Federação, em Belo Horizonte.

Para o presidente da FIEMG, Flavio Roscoe, o trabalho conjunto das instituições vai contribuir para que o 5G alcance o maior número de domicílios no estado, democratizando o acesso ao serviço e contribuindo para tornar a sociedade mais “próspera e conectada ao ambiente digital”, afirmou. Nesse sentido, pontuou líder empresarial, a capacitação dos estudantes será importante nesse processo. “Muitas vezes, um treinamento oferecido pelo SENAI não é só para a indústria, mas para a população como um todo. A tecnologia é vital e inclusiva. Então, preparar os nossos alunos é mais uma contribuição para a sociedade”, destacou.

“A FIEMG vem trabalhando na difusão da indústria 4.0. a tecnologia 5G será fundamental nesse sentido também”, lembrou Roscoe, ao falar sobre benefícios que a nova tecnologia pode propiciar para o setor produtivo, sobretudo na conectividade e na agilidade de processos.

O diretor do SENAI em Minas, Chistiano Leal, acredita que, além de adquirirem conhecimento a respeito do 5G para a conversão das antenas, os alunos serão multiplicadores de informação sobre o serviço. “O SENAI tem um compromisso de se manter atualizado com todas as tecnologias. Na questão do 5G e das parabólicas, não poderia ser diferente. Os nossos alunos tem no DNA o saber fazer”.

“O apoio dos alunos como disseminadores dessa política pública é fundamental nesse processo”, disse o presidente da Abert, Flávio Lara Resende, sobre a participação do SENAI no projeto. Segundo Resende, a parceria com a entidade começou há seis anos, quando teve início o desligamento da TV analógica no Brasil. “Vocês, estudantes, são protagonistas desse novo capítulo da história da comunicação social brasileira”.

O gestor informou ainda que cerca de 10 milhões de famílias usuárias do serviço de antena parabólica e inscritas em programas sociais do governo federal receberão gratuitamente o novo kit, que serão doados pela empresa Siga Antenado.

Oportunidade

Murilo Eduardo de Souza, de 19 anos, é um dos alunos do SENAI que vai participar do projeto. O jovem vê a capacitação como uma oportunidade de expandir os conhecimentos e de preparação para o mercado de trabalho. Desde criança, quando observava o cunhado consertar computadores, Souza é um admirador das tecnologias e suas possiblidades.

“Com esse serviço chegando ao Brasil, vem a demanda por novos profissionais. Por isso acredito que novas possibilidades podem aparecer para todos nós”. Murilo faz o curso de técnico em eletrônica.

Aulas práticas do curso acontecem nesta quarta e quinta-feira, no SENAI Horto, na Região Leste de BH, e serão conduzidas por técnicos e engenheiros da TV Globo, Band e SBT, além de representantes de quatro fabricantes de parabólicas digitais.

Participaram também do evento na FIEMG o representante do Ministério das Comunicações – Regional MG, Gilson Bretas dos Santos, o gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Minas, Otávio Barbosa, o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Luciano Pimenta, e a diretora de comunicação da Siga Antenado, Patrícia Abreu.

Confira a reportagem exibida pela Globo

 

As informações são da FIEMG

 

Pesquisar