Aluna de Alpinópolis conquista medalha de ouro em Olimpíada de Língua Portuguesa

Com o texto ‘Menina da boca roxa de amora’ a estudante alpinopolense Lavínia Soares Cardoso Bastos ganhou a medalha de ouro na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Memórias Literárias. O texto foi baseado na entrevista realizada com Helena de Oliveira Freire Rodrigues, de 74 anos.

A aluna da professora Rosa Maria Mendes de Lima, da Escola Estadual Dona Indá, foi a única mineira na categoria, sendo que das Gerais apenas outras duas medalhas foram recebidas, uma da categoria Poema, de Belo Horizonte, e outra de Crônica da cidade de Santa Bárbara do Leste.

A jovem abre seu texto da seguinte forma: “Em momentos como este de vento frio e de céu avermelhado, rodeado por este conjunto de traços rosa, cinza e laranja, é só fechar os olhos que minha mente vai puxando esses fios coloridos e tecendo a maior de todas as saudades. Vejo uma menina pequena e esperta saltitando como um passarinho, pulando de galho em galho de uma amoreira carregadinha com a boca toda roxa de amoras. Consigo sentir, hoje, a doçura da amora e a voz grossa do pai que brincava: “Menina graciosa/ Da boca roxa de amora/ Vou contar para sua mãe/ Que você namora”.

A categoria contou com outros três medalhistas ouro que são Karoline Vitória de Souza, de Espigão do Oeste (RO), Victor Augusto de Alencar Menezes, de Belém (PA) e Matheus Fernandes de Sousa, de Iporá (GO).

Na final, receberam a medalha de ouro as quatro melhores produções de cada categoria: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião. E, para ajudar na entrega das medalhas, foram convidados alguns participantes de outras edições da Olimpíada.

A premiação aconteceu em uma grande celebração na Sala São Paulo – considerada uma das mais importantes salas de concertos do mundo –, alunos, professores e convidados participaram da premiação, em que foram entregues as medalhas de ouro para os vencedores de cada categoria. O evento também contou com apresentações de Lenine e Liniker, além da participação da grande homenageada desta edição, a escritora Conceição Evaristo.

Os textos da escritora foram utilizados em escolas de todo o Brasil para mobilizar e inspirar os alunos a pensar no tema proposto para as redações: “O lugar onde vivo”. Na cerimônia, após a leitura de seu poema “De mãe”, um vídeo apresentou relatos dos professores finalistas sobre como trabalharam com os textos de Conceição Evaristo em sala de aula, o reconhecimento e a identificação dos estudantes e deles próprios com seus escritos.

Ao subir ao palco, a escritora falou sobre a alegria de participar de um evento voltado para a educação, carreira à qual se dedicou por muitos anos, tendo se aposentado como professora da rede pública do Rio de Janeiro. “Hoje, ver meu texto chegar à escola pública, às classes populares, ser representativo de grupos sociais, homens, mulheres e crianças, negros ou não, mas que experimentam formas de subalternização… é tudo que eu queria. Para mim a literatura só faz sentido se convocar as pessoas. Eu me sinto muito grata à vida de poder, aos 73 anos, ter esse retorno, essa homenagem”, diz. A autora, que participou da Comissão Julgadora Nacional dos textos, ainda lembrou que as escolas públicas têm muitos alunos com grande potência para as artes e que é preciso oferecer oportunidades a eles, como a que Olimpíada proporciona.

A entrega das medalhas de ouro foi um momento de muita emoção. Entre sorrisos e abraços, a alegria pelo reconhecimento do trabalho e dos aprendizados de cada etapa tomou conta de todos. Os textos premiados foram selecionados entre os mais de 171 mil inscritos em 2019. Na final, receberam a medalha de ouro as quatro melhores produções de cada categoria: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião. E, para ajudar na entrega das medalhas, foram convidados alguns participantes de outras edições da Olimpíada.

Para lembrar a Etapa Semifinal, um vídeo produzido pelo Canal Futura trouxe alguns dos momentos mais marcantes dos saraus, passeios, palestras, discussões e, sobretudo, das trocas de culturas e saberes diversos. Fechando a noite, Liniker e Lenine cantaram juntos, convidando o público para uma grande festa. Ao final do evento, todos receberam um livro com a publicação dos textos de todos os 172 alunos selecionados para a final nas cinco categorias.

Fonte: Folha da Manhã

O post Aluna de Alpinópolis conquista medalha de ouro em Olimpíada de Língua Portuguesa apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar