De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Prefeitura de Alpinópolis, nesta segunda-feira (10), 82,75% dos moradores da cidade que testaram positivo para a covid-19 já estão recuperados. No entanto, a taxa de letalidade no município —o total de mortes entre os infectados—, alavancada pelos 4 falecimentos registrados em julho, é considerada alta e atinge 6,9%. A título de comparação, essa taxa em Minas Gerais é de 2,3% e no Brasil de 3,3%.
Segundo os dados disponibilizados pelo Departamento Municipal de Saúde, em Alpinópolis, são 58 casos confirmados, dos quais 48 estão recuperados, 6 estão em isolamento domiciliar e nenhum encontra-se em tratamento hospitalar. Há também a informação de que existem 3 óbitos que foram descartados após realização de exames.
Nas cidades do Sudoeste de Minas 1.184 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus já conseguiram se recuperar da doença. O número representa cerca de 80% do total de infectados. Ainda conforme os dados, todos os pacientes de Fortaleza de Minas e São José da Barra estão curados.
Até o último sábado (08) Passos permanecia como o local com o maior número de casos confirmados, totalizando 413. Na sequência, aparecem Piumhi (211) e São Sebastião do Paraíso (200). Fortaleza de Minas, Jacuí e Vargem Bonita são os municípios que registraram a menor quantidade de casos, sendo que cada um tem apenas três pacientes com covid-19.
Na região, apenas dois municípios contam com leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratar os casos de coronavírus. Em Passos, segundo informações divulgadas na última semana, 19% das vagas estão ocupadas, enquanto em São Sebastião do Paraíso esta taxa é de 12,76%. Ao todo, as duas instituições possuem 72 leitos, dos quais 56 estão disponíveis para uso.
Importante ressaltar que o Hospital Cônego Ubirajara Cabral, de Alpinópolis, apesar de estar preparado para a internação, isolamento e primeiros cuidados para pacientes com covid-19 (inclusive, contando com respiradores), não possui leitos de UTI por uma questão estratégica, já que existem hospitais regionais com serviço dessa natureza que atendem o município.
O SUS (Sistema Único de Saúde) é organizado em regiões de saúde, que têm cidades de referência para garantir capilaridade no atendimento da população. No caso de Alpinópolis a cidade referência é Passos.
É nos grandes hospitais dessas cidades-polo ―geralmente com mais de 70 mil habitantes― onde estão concentradas as UTIs, estruturas que exigem um alto investimento para a implantação e para a manutenção, já que demandam equipes de intensivistas especializados que incluem médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.
Fonte: Tribuna Alpina
O post Alpinópolis tem 58 casos confirmados de Covid; 48 já estão recuperados apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro