Alimentos ficam mais caros em JF após perdas de produtores devido às chuvas

Depois da chuva do início de janeiro, produtores de hortaliças de Juiz de Fora contabilizam prejuízos de até 90% na produção. Aumento de alguns itens ultrapassa os 100%

Diante do grande acumulado de chuvas registradas desde o início de janeiro, produtores de hortaliças de Juiz de Fora contabilizam perdas que, em alguns casos, atingiram 90% da produção, gerando prejuízo de mais de R$ 12 mil. Na região da Zona da Mata, segundo levantamento realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) entre os 51 municípios, 2.300 hectares (ha) de plantação foram totalmente perdidos, prejudicando a safra de verão do milhão em grão, de milho para silagem, do feijão e o plantio de hortaliças. Na cidade, o impacto resultou em grandes perdas principalmente para os que cultivam hortaliças, produtos frágeis que sofrem mais com a variação climática.

O feirante e produtor de verduras Ely Carlos diz que viu 90% da sua lavoura morrer nas primeiras duas semanas do ano. A plantação, que fica no Bairro Linhares, tem quatro hectares e mais de dez tipos de hortaliças diferentes, como couve, alface, almeirão, mostarda, salsinha, cebolinha, agrião, espinafre, rúcula, brócolis e taioba. “Nós tivemos um prejuízo muito grande. A couve, por exemplo, perdi toda, não sobrou nem muda nos pés. A gente tem que tentar refazer a plantação pedindo muda emprestada de outras pessoas, mas nesta época é difícil, porque ninguém consegue muda de couve. Alface também vai precisar replantar, assim como almeirão, rúcula, brócolis, cebolinha, salsinha. A perda foi grande mesmo.”
golpes

Pesquisar