Medida atinge diretamente o aeroporto de Uberaba, que também será privatizado
Ministério da Infraestrutura vai agilizar o processo de privatização do aeroporto de Congonhas, em São Paulo e do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Medida atinge diretamente o aeroporto de Uberaba, que também será privatizado, dentro do bloco de concessão do aeroporto Santos Dumont.
Os terminais de São Paulo e Rio de Janeiro encabeçam a sétima rodada de concessões e são considerados os mais rentáveis para a Infraero. O pacote destas concessões estava previsto para 2022, mas deve ser acelerado para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021. O plano inicial era que esse processo fosse iniciado apenas em dezembro, após a conclusão da sexta rodada, que inclui aeroportos da região sul.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o ministro Tarcisio de Freitas está com pressa de conceder os dois aeroportos à iniciativa privada. A intenção é realizar todas as privatizações, de 24 terminais aeroportuários, antes das eleições presidenciais de 2022.
Com isso, a 7ª rodada de concessões será antecipada para o primeiro semestre de 2021. O edital deve ser lançado ainda em outubro. A partir daí, o edital dará um prazo de 180 dias para que as propostas sejam recebidas e analisadas, antes que os finalistas sejam habilitados seguindo o rito da Lei de Licitações (n.º 8.666).
Além dos aeroportos de Uberaba, o bloco ancorado pelo Santos Dumont também inclui os aeroportos de Uberlândia, Montes Claros e Jacarepaguá (RJ). Já no bloco em que Congonhas é âncora estarão também o Campo de Marte, São José dos Campos, Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba