Advogada explica mudança na aposentadoria para profissionais de saúde

Advogada explica mudança na aposentadoria para profissionais de saúde
Miriam Carvalho é advogada, especialista em Direito Previdenciário

Com a reforma da previdência ocorrida em 2019, uma das classes que sofreu alteração foi a dos profissionais da saúde. Com a pandemia o assunto voltou à tona e muitos ainda não sabem que não podem continuar trabalhando depois que se aposentar.

Esse foi um dos temas discutidos nesta quarta-feira (05) na Rádio Muriaé, durante uma entrevista com a advogada especialista em direito previdenciário, Miriam Carvalho. (Clique no vídeo acima e assista a entrevista completa).

De acordo com a advogada, a aposentadoria especial para o profissional da saúde no INSS funciona quando o benefício atende o trabalhador que é diariamente exposto a agentes químicos, físicos e biológicos que podem prejudicá-lo a longo prazo.

Além de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, outros profissionais como funcionários das mais diversas áreas de hospitais, clínicas e postos de saúde também são contemplados com a aposentadoria especial.

O assunto divide opiniões. Contudo, muitos ainda têm dúvidas acerca dos cargos que podem usufruir desse direito.

Pessoas que atuam diretamente com pacientes fazendo atendimento de recepção, exames e outras situações, também podem ter acesso à aposentadoria especial. Tudo vai depender da comprovação de exposição ao risco.

A advogada ressaltou que o planejamento previdenciário é uma alternativa certeira para quem deseja saber se é possível aproveitar esse tipo de aposentadoria e se há meios de comprovação que justifiquem tal benefício.

Dra. Miriam é advogada, especialista em Direito Previdenciário, membro da comissão de Direito Previdenciário da 36ª subseção da OAB/MG e membro da comissão da OAB Mulher de Muriaé.

 

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé