O adolescente Tiberio Malaiu garante que estudantes tenham acesso a aulas online consertando celulares usados
Tiberio Malaiu, adolescente chileno de 17 anos, é responsável pelo projeto Collecting Dust (Coletando poeira), onde conserta celulares usados e doa para estudantes de baixa renda que não têm acesso às aulas online.
O jovem havia participado de oficinas para alunos que não possuíam aparelhos de celular e sentiu que precisava fazer algo a respeito. Atualmente, ele conta com oito voluntários na ação que ajuda alunos a terem acesso ao ensino à distância.
Ver essa foto no Instagram
O adolescente recebe aparelhos toda semana para conserto, que devem rodar aplicativos como o Google Classroom, Zoom, Google Meet, WhatsApp e etc. Na primeira doação, Tiberio entrou em contato com uma escola que precisava dos celulares. Posteriormente, os próprios diretores passaram a procurar por ele.
Segundo Tiberio, muitos dos eletrônicos recebidos estavam, literalmente, juntando poeira em casa e daí veio a inspiração para o nome. Ele tem o objetivo de atingir o maior número de estudantes possível com o projeto e não pretende parar mesmo após o fim da pandemia da Covid-19.
Foto: Reprodução/Instagram @_collectingdust