Ações na área de divulgação científica irão investir R$ 6 milhões em Minas

Fapemig vai receber projetos relacionados a uma das quatro linhas temáticas definidas até 30/5

A fim de estimular ações de divulgação científica – aquelas que têm como alvo o público não especializado –, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de lançar a chamada 05/2022, do Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia “Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação”.

É previsto o investimento de R$ 6 milhões em projetos que podem ser apresentados por instituições científicas, tecnológicas e de inovação  (ICTs) de Minas, órgãos e entidades da administração pública estadual e entidades privadas sem fins lucrativos.

As propostas devem ser relacionadas a uma das quatro linhas temáticas definidas, que abrangem a realização de exposições, cursos e atividades afins, produção de materiais e produtos, pesquisas sobre a temática e apoio às estruturas de comunicação das ICTs e dos espaços de ciência sediados em Minas Gerais.

O prazo para envio de propostas segue até 30/5/2022, por meio do sistema Everest. A chamada pode ser acessada aqui.

Mais recursos

A última chamada da Fapemig para apoio a projetos de divulgação científica foi lançada em 2015. Após esse hiato de sete anos, ela volta mais completa e com maior previsão de recursos. Uma novidade é que propostas que envolvam mais de uma instituição ou sejam de grupos transdisciplinares terão um acréscimo de 10% em sua pontuação para efeitos de ranqueamento.

A chamada também prevê a entrega de um produto ou material de divulgação científica, além do pitch (vídeo de curta duração). A ideia é que esse material, a ser definido pela equipe de pesquisa, venha a integrar um repositório de ações de comunicação da ciência e seja utilizado para promoção e fortalecimento da área no estado.

Outras informações podem ser obtidas por meio do Fale Conosco.

As informações são da Agência Minas Gerais.

Foto: Google Street View

Pesquisar