Principal corredor de tráfego e de comércio é alvo de polêmica sobre intervenções viárias
Um dos principais corredores de tráfego de Sete Lagoas, a rua Santa Juliana registrou o dobro de acidentes com vítimas no ano passado em relação a 2016. Para tentar frear as ocorrências, a Prefeitura vem estudando várias intervenções, muitas delas, no entanto, enfrentam forte resistência de moradores e comerciantes. Uma saída mais urgente será a construção de travessia elevada de pedestres e de quebra-molas.
Na última semana, uma senhora morreu atropelada ao tentar atravessar a via. O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Wagner Oliveira, lamentou o ocorrido e disse que desde o início da administração do prefeito Leone Maciel têm sido priorizadas várias ações para reduzir o índice de acidentes em várias regiões da cidade, inclusive na Santa Juliana.
“Fizemos várias ações, como a construção da rotatória nas imediações da Santa Juliana com a avenida Guimarães Rosa, com faixa elevada de pedestres”, explicou.
Por se tratar de via de mão dupla, a Santa Juliana tem um trânsito ainda mais complicado. A solução mais indicada seria transformar a rua em mão única, alternativa que não tem apoio de comerciantes e moradores.
“Nossa equipe técnica continua desenvolvendo estudos nesse sentido, mas não encontramos uma solução que atenda a todos. A prioridade é salvar vidas, começando pelos pedestres, atendimento ao transporte coletivo, ciclistas, motociclistas e motoristas”, ponderou o secretário.
183
pessoas
foram vítimas de acidentes na
Santa Juliana no ano passado,
alta de 60,53% em relação às
114 registradas em 2016
Segundo dados da Polícia Militar, os acidentes de trânsito com vítima passaram de 43 ocorrências, em 2016, para 89 no ano passado, alta de 106,98%. Na avaliação da corporação, a causa presumida é a falta de atenção do condutor.
Para o comerciante Álisson Costa, a rotatória já melhorou muito a situação, mas ressalta que, devido à imprudência dos motoristas, um semáforo no local seria melhor. A falta de respeito dos condutores também é apontada pela pedestre Ana Geralda, de 39 anos, como causa dos acidentes.
Segundo Wagner Oliveira, para tentar reduzir a velocidade dos veículos serão construídos quebra-molas e travessias elevadas de pedestres na Santa Juliana.
“Estamos trabalhando para a redução do índice de acidentes, através de medidas que visam reduzir a velocidade, com essas e outras intervenções”, diz o secretário.
As elevadas para pedestres serão instaladas na altura dos números 2.734 e 3.064. O comerciante Tiago Barbosa defendeu a colocação de quebra-molas em toda a rua. Segundo ele, em horários de pico motoristas trafegam em até 80 km/h.
Por Linda Martins
Postado originalmente por: Portal Sete