ACE pede apoio ao Executivo para reabertura do comércio em São José da Barra

Durante a última semana, comércios não essenciais tiveram suas portas fechadas em São José da Barra (MG), devido a deliberação do Governador Romeu Zema, o qual divulgou que todos os municípios mineiros deveriam aderir a Onda Roxa do Minas Consciente a partir do dia 17 de março.

O Presidente da ACE de São José da Barra Romulo Leandro de quarta-feira (17) até este domingo (21), foi procurado por dezenas de empresários pedindo apoio para que alguma ação fosse realizada.

No dia 18 de março o presidente entrou em contato com o Vice-Prefeito André Luiz Lemos da Silva por telefone, e o mesmo atendeu de imediato para ouvir as solicitações.

O Vice-Prefeito informou que devido ter sido uma decisão do Governo de Minas, não teria outra saída a não ser manter o decreto até dia 31 de março, conforme deliberação estadual, porém, que achava que essa determinação não seria a saída para a prevenção da Covid-19.

No último sábado (20), os empresários e o presidente da Associação Comercial se reuniram na parte da manhã, onde representantes de diversos seguimentos estiveram presentes para em conjunto encontrarem uma saída. Na ocasião o empresário Samuel Lopes, ligou para o prefeito Paulo Sérgio Leandro de Oliveira (PSB), para saber se ele poderia encontrar com os empresários, porém, o mesmo disse não estar na cidade e que na segunda-feira (22), receberia todos.

Na tarde deste domingo (21), o presidente da ACE conversou novamente com o vice-prefeito, e enviando ao mesmo a determinação judicial de Carmo do Rio Claro (MG), a qual orienta que os comércios não essenciais poderão ficarem abertos para vendas delivery ou drive thru.

O vice-prefeito informou que a.prefeitura vai analisar conjuntamente aos empresários todas as possibilidades.

“Nosso jurídico já está analisando também. Amanhã o prefeito, juntamente com o comitê decidirá. Vamos vendo”. Informou André Luiz.

De acordo com a Dra. Neuzely Lemes Elias de Melo, diretora jurídica da ACE, todos sabem os custos e os prejuízos sociais e econômicos da retomada do distanciamento social no grau mais restritivo que vivemos durante a pandemia.

“Porém, os dados concretos (boletim divulgado 19/03/2021) temos uma pessoa hospitalizada e 10 casos suspeitos, em relação ao contágio em São José da Barra. Em uma cidade com 7 mil habitantes, onde não temos Shopping, a permanência dos clientes dentro das lojas deve ser no máximo de meia hora, não vislumbrando aglomeração. O comércio demonstra uma necessidade imperativa de se evitar uma catástrofe ainda maior se continuar fechado, tendo em vista que com a ruína dos estabelecimentos, mais pessoas passarão a depender da assistência social do município”. Informou a advogada.

A ACE estará acompanhando na próxima segunda-feira, e estará oferecendo todo suporte aos empresários e profissionais liberais, tendo em vista que este é o objetivo da entidade.

Fonte: Folha Regional

O post ACE pede apoio ao Executivo para reabertura do comércio em São José da Barra apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar