Ação promove resgate da cultura do alho em Mamonas

A ação já obteve resultados durante a fase de teste; o produto é comercializado na região e outros estados

A Emater-MG promove, em Mamones, no Norte de Minas, uma ação de resgate do cultivo de alho. Segundo Alfredo Vieira Coelho, técnico da organização, a atividade vinha sofrendo com redução da área plantada e baixa produtividade. Além disso, os produtores estavam enfrentando escassez de água e baixa qualidade de sementes.

Devido ao cenário complicado, surgiu a ideia de implantar uma unidade demonstrativa com novas tecnologias na cidade. Em parceria com a Embrapa Hortaliças, o projeto recebeu um pacote com sementes de Alho LV (Livre de Vírus).

Conforme o técnico da Emater-MG, mudanças foram introduzidas na produção, “como espaçamento, distribuição das sementes, identificação e controle de pragas e doenças, análise de solo e água, dentre outras técnicas”.

Para desenvolver o plantio, o local escolhido para a unidade foi a propriedade de Ailton Aparecido Nunes. Ele relatou que esta é uma fase de teste, mas já obteve grandes resultados. Atualmente, são produzidos cerca de 3 mil quilos de alho. O produtor comercializa para a região e outros estados.

Foto: Emater-MG/Divulgação

 

ação

Pesquisar