A Prefeitura de Juiz de Fora concluiu nesta sexta-feira, 24, a retirada de aproximadamente 40 toneladas de entulho de uma casa no Bairro Figueira. O trabalho faz parte da série de ações desenvolvidas contra a proliferação do Aedes aegypti na cidade.
Segundo informações da “Sala de Operações da Dengue”, no local foram retirados 17 caminhões com os materiais inservíveis. O serviço foi iniciado na quarta-feira, 22.
O trabalho foi realizado por 30 funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana e da Secretaria de Saúde.
A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Cecília Kosmann, alertou que o combate ao mosquito é responsabilidade do poder público e da população.
A gerente enumerou que deve ser evitado o acesso do mosquito a qualquer acúmulo de água. O ovo pode ficar viável na natureza por até um ano. Quando entra em contato com a água, nasce a larva e depois o mosquito adulto. Por isso, nos dez minutos semanal, as pessoas devem: Verificar se a caixa d’água vedada; verificar se as calhas não estão entupidas; olhar ou retirar os pratinhos das plantas; passar bucha nos bebedouros dos cachorros, porque as fêmeas do Aedes não colocam os ovos diretamente na água, mas nas paredes dos recipientes e olhar a bandeja de água da geladeira.
O post Ação de combate à dengue retira 40 toneladas de entulhos de casa apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro