A Praça da Estação será uma extensão dos campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) até sexta-feira (28). Ao menos é o que planeja a iniciativa “UFJF na Praça”, que teve início na noite da última segunda-feira (24) e vai promover diversas atividades na região central juiz-forana. Com mais de 250 projetos universitários sendo apresentados ao público durante a semana, o evento tem o intuito de mostrar para a população do município o que é realizado nas faculdades da instituição.
A abertura da iniciativa contou com as apresentações do Coral da UFJF e do Conjunto Instrumental Popular e, segundo a Universidade, deu o tom do que será promovido durante todos os dias de evento: pólo de manifestações culturais, pesquisas científicas e expressões artísticas. Durante os demais dias da semana, os projetos desenvolvidos em âmbito universitário serão mostrados para a população pelos alunos, professores e técnico-administrativos em educação envolvidos nos projetos.
Ciência e representação
Na manhã desta terça-feira, alguns dos destaques foram para projetos que trabalhavam com o conhecimento científico e com a memória da cidade. O microscópio e a conscientização sobre preservação ambiental do “Zoologia na Praça” e a química interativa do “Tabela Periódica na Praça” viraram paradas obrigatórias para todos que passavam pelos estandes. A estudante de Biologia e apresentadora do projeto de zoologia, Priscila Fregulia, observou de perto a curiosidade das pessoas que se interessaram pela apresentação.
“A Biologia atrai as pessoas, e muitas ficaram interessadas porque nunca tinham tido contato com um microscópio. O mais legal é ver a conscientização das pessoas, que ficam interessadas por essa questão da preservação e perguntam sobre poluição. É legal a gente ter a oportunidade de mostrar isso para a população, falar sobre o quanto o nosso trabalho impacta nisso tudo e o quanto a Universidade tem contribuído”, aponta a acadêmica.
A exposição da tabela periódica foi promovida pelo Centro de Ciências da Universidade, local que está habituado a receber o público externo às fronteiras da UFJF e interage com a população diariamente. O bolsista do projeto Pedro Dias celebrou o contato com os juiz-foranos realizado através da ciência. “É importante para as pessoas conhecerem mais o equipamento que nós temos na Universidade, e tem sido muito legal. Cada dia que estamos abertos ao público é diferente, sempre tem alguém com uma pergunta ou um comentário diferente, então tem sido muito interessante essa experiência com o público”, afirma o estudante.
O projeto televisivo “Mosaico” foi outro a marcar presença no primeiro dia de exposições. O programa, que é realizado por alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF e busca retratar a cidade na televisão, foi apresentado ao público pelos bolsistas Felipe Fernandes e Luísa Guimarães. A manhã de exposição motivou algumas reações inesperadas de pessoas que se interessaram pela exposição, de acordo com Fernandes. “Várias pessoas não conheciam o Mosaico e começaram a conhecer. Teve uma senhorinha que viu um vizinho dela em um dos nossos programas e ficou surpreendida. Também viu a história do bairro dela na televisão, foi bem interessante”, conta.
Programação
O UFJF na Praça tem cronograma cheio durante toda a semana, com apresentações de temas variados. As exposições vão de 7h a 19h até a sexta-feira, e a programação completa está disponível no site da UFJF.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora