Abstenção chega a 29,4% no segundo turno das eleições municipais

Taxa é maior do que a registrada em anos anteriores

Mais de 26,784 milhões de brasileiros foram às urnas votar neste segundo turno. De acordo com o balanço do Tribunal Superior Eleitoral, o número de abstenções nesta etapa chegou a pouco mais de 29,4%. Uma taxa maior do que a registrada em anos anteriores.

Às 21h11 toda a apuração já tinha sido encerrada.

Finalizada a eleição, o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, afirmou que a alta abstenção era um temor real do tribunal, por causa da pandemia de Covid-19.

Barroso disse ainda que nenhum ataque virtual ao sistema eleitoral, neste segundo turno, foi bem sucedido. O presidente do TSE considerou o pleito um sucesso e reafirmou que o sistema das urnas eletrônicas é livre de fraudes.

O ministro também comentou o possível retorno do voto impresso no país, e afirmou que, hoje, essa opção não é viável.

Durante a coletiva, Luis Roberto Barroso disse que a Polícia Federal vai continuar investigando o ataque hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral no primeiro turno.

Segundo a PF, o inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderado por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos aos sistemas do TSE. Uma pessoa foi presa.

*As informações são da Radioagência Nacional. 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pesquisar