ABERT divulga série de vídeos com depoimentos em homenagem ao Dia Mundial do Rádio

Brasília – Vídeos estão disponíveis nas redes sociais da associação nacional

A ABERT divulgou uma série de vídeos com representantes da radiodifusão nacional como forma de homenagear o Dia Mundial do Rádio, comemorado no sábado (13). Os vídeos foram divulgados nas redes sociais da associação nacional de radiodifusão.

Entre os participantes da homenagem realizada pela ABERT, estão o presidente da associação, Flávio Lara Resende; Daniel Starck, diretor do portal tudoradio.com; Eugenio Sosa Mendoza, presidente da Associação Internacional de Rádio (AIR); Fernando Machado Ferreira, Presidente da AERTES e do SERTES; além de presidentes estaduais. Os vídeos estão disponíveis nas redes sociais.

O dia 13 de fevereiro foi escolhido para comemorar o Dia Mundial do Rádio. O dia foi escolhido em virtude da criação da Rádio das Nações Unidas, em 13 de fevereiro de 1946. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, seguindo uma proposta inicial da Espanha. Foi aprovada por unanimidade no ano seguinte pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU.

Todo o material especial da ABERT referente ao Dia Mundial do Rádio, como vídeos, campanhas, entre outros conteúdos, pode ser acompanhado através dos canais sociais da associação. Acesse e assista: https://www.facebook.com/ABERT.RadioeTV/videos/

Veja abaixo os depoimentos 

“Informação, prestação de serviço, companhia para todas as horas. O rádio exerce múltiplas funções em nossas vidas, tanto que, na pandemia de COVID-19, foi considerado serviço essencial à sociedade. Nesse 13 de fevereiro, quando se comemora o Dia Mundial do Rádio, desejo vida longa a esse meio que se renova o tempo todo, mantendo a agilidade e a excelência da mensagem. Que o rádio siga alcançando cada vez mais ouvintes, salvando vidas em situações extremas ao levar importantes notícias, além de dar asas à imaginação, à cultura e ao conhecimento. Parabéns a todos que fazem do rádio uma presença constante na nossa rotina diária!”

Flávio Lara Resende
Presidente da ABERT

“No próximo dia 13, vamos comemorar mais um Dia Mundial do Rádio. Vivemos uma época de muitos desafios, muitas novidades, e o rádio, de maneira muito natural, se adapta a todos esses avanços tecnológicos e também às mudanças de hábito das pessoas. Isso ficou ainda mais reforçado em 2020. Com tudo o que aconteceu, o rádio, ao ampliar a sua audiência, conseguiu reforçar novamente a sua credibilidade, prestou serviço, promoveu entretenimento, ajudou as pessoas nas suas comunidades. Foi uma ferramenta essencial e continua sendo, tendo seu papel reforçado na sociedade. Temos um futuro promissor para o rádio, com o avanço do áudio digital e com a maior oferta de receptores FM através dos celulares. Por essa credibilidade, por essa prestação de serviço, por essa importância na sociedade como grande companheiro dos ouvintes, é sempre muito importante comemorar com alegria o Dia Mundial do Rádio.”

Daniel Starck
Diretor geral do portal Tudo Rádio

“Proclamado pela Unesco e ratificado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, comemoramos neste sábado, 13 de fevereiro, um Novo Dia Mundial do Rádio.
Nestes tempos de emergência global, o rádio desempenhou um papel fundamental em benefício da audiência, fazendo chegar à população, de forma livre e gratuita, informação verificada e oportuna, assim como variado conteúdo para ajuda social e sanitária.
A pandemia de COVID-19 demonstrou, mais uma vez, que os cidadãos preferem, pela credibilidade, os meios formalmente estabelecidos, como o rádio, para buscar informações confiáveis que os ajudem a tomar suas decisões diante dos desafios que enfrentam no dia a dia.
Esta extraordinária capacidade de adaptação frente à adversidade é resultado do incansável esforço de milhares de radiodifusores que, com seu exemplar trabalho diário em defesa da liberdade de expressão, continuam acompanhando e prestando serviço às suas comunidades de maneiras diversas e nos momentos mais difíceis.
Neste dia tão especial, saudamos os radiodifusores, jornalistas, comunicadores e profissionais do rádio, por sua destacada atividade em favor da saúde e do progresso das nações.”

Eugenio Sosa Mendoza
Presidente da Associação Internacional de Rádio (AIR)

“Comemorar o Dia Mundial do Rádio é mais uma oportunidade para a gente lembrar o quanto esse veículo é importante na vida de todos nós, todos os ouvintes, todos os radiodifusores, todas as horas, todos os minutos, durante todas as nossas vidas. Ficamos muito felizes pelo serviço que tem sido prestado por radiodifusores em um momento como esse, em uma pandemia deste tamanho. Nós aqui no Espírito Santo, através do SERTES/AERTES, temos trabalhado com muito afinco para que a gente faça uma grande virada voltando à normalidade, utilizando muito esse instrumento chamado rádio, e a radiodifusão, que é o nosso instrumento de trabalho no dia a dia”.

Fernando Machado Ferreira
Presidente da AERTES e do SERTES

“Hoje nesta data tão especial para o rádio mundial, eu queria lembrar duas qualidades importantíssimas do nosso negócio que a gente não pode perder de vista. O primeiro é a instantaneidade do rádio: o rádio entretém, mas o rádio informa com uma velocidade que nenhuma outra mídia, nem a internet, consegue informar. E isso me leva a um segundo elemento que é o senso de comunidade que a radiodifusão traz para onde ela está presente. A radiodifusão é essencialmente um elemento da comunidade da qual ela faz parte, e isso é uma coisa importantíssima. Parabéns ao rádio, nesse dia mundial da radiodifusão.”

José Antônio do Nascimento
Presidente da AERJ

“Falar do rádio nesse Dia Mundial do Rádio é falar de paixão, credibilidade. Eu gosto da ideia de um rádio a serviço da comunidade, que contribui para um mundo melhor. Um rádio respeitoso, solidário, que espalha o bem, a esperança à população. O rádio companheiro, um rádio amigo, fonte de informação. Sem esquecer obviamente que o rádio é emoção. O rádio é um meio de comunicação que faz muito bem a integração entre pessoas e tecnologia, e com muita agilidade. Dando a todos a capacidade de emocionar, de entreter, informar e também de mobilizar pessoas. O rádio é mágico. Amo o rádio. Por isso, neste dia e em todos os dias do ano, viva o rádio!”

Michel Micheleto
Presidente da AERP

“Neste próximo dia 13, estaremos comemorando o Dia Mundial do Rádio. É o verdadeiro companheiro das comunidades, fiel amigo, por sua intimidade com a sua comunidade. Queremos fazer homenagem muito especial de reconhecimento, principalmente daqueles que fazem essa magia se tornar realidade. O rádio é aquele que leva a informação com credibilidade, cultura, lazer. Queremos nesse momento fazer uma homenagem ao rádio, que tem a capacidade de ser o fiel companheiro de todos. Vida longa ao nosso rádio!”

Roberto Cervo Melão
Presidente da AGERT e vice-presidente da ABERT

“O mundo inteiro comemora, no próximo sábado, 13 de fevereiro, o Dia do Rádio. A data foi criada pela Unesco, e nós, da ACAERT, estamos comemorando durante toda essa semana, com uma grande mobilização de nossas emissoras associadas, com o tema “Rádio se faz com o coração”. A entidade criou e disponibilizou um spot de um minuto, destacando as razões que levam o ouvinte a viver diariamente sintonizado com o rádio. E a resposta é simples: é a paixão de quem faz e de quem ouve o rádio. Criamos também posts para redes sociais, figurinhas para serem utilizadas no WhatsApp. Portanto, no Dia Mundial do Rádio, a ACAERT e suas associadas reverenciam o trabalho de todos os profissionais das emissoras cuja principal missão é manter essa relação de credibilidade, respeito e carinho com o nosso ouvinte. Parabéns a todos e viva o rádio.”

Silvano Silva
Presidente da ACAERT

Arte especial adotada pela ABERT para o Dia Mundial do Rádio

Por: tudoradio.com