A tecnologia é aliada da população que ouve rádio em todo Brasil

Pelo menos 80% da população brasileira ouve rádio, segundo levantamento do Kantar IBOPE Media. E sabe porque? Porque o rádio entrega o que a população quer e necessita: prestação de serviço, informação com credibilidade, entretenimento, conteúdo variado e música.

Tudo gratuito, desde o dial, passando pelo site, na smart tv, celular e console de games, graças à tecnologia de streaming que permitem às emissoras levar o melhor conteúdo para todas as plataformas digitais e ainda usar dados e inteligência para se posicionar no mercado anunciante como uma excelente opção crossmedia para investimentos publicitários.

Esta movimentação da radiodifusão para o mundo digital vem sendo impulsionada pelo Paraná através da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná, a AERP, que adotou como estratégico a profissionalização do ecossistema e dos profissionais do rádio, tendo como primeira ação o desenvolvimento de uma parceria que entregou relatórios da sua audiência do Streaming e habilitou 30% das emissoras a monetizarem essa audiência.

O segundo passo, ainda em parceria com a Nextdial, empresa especializada em dados, pesquisa e programática para rádios que coleta cerca de 21 milhões de plays mensais de quase 5 milhões de ouvintes de quase 300 emissoras, foi percorrer mais de 3.700 km em 18 encontros levando conteúdo, transferência de conhecimento e capacitação sobre streaming e mídia programática para milhares de profissionais do rádio paranaense.

Esta parceria também resultou na criação da Rede de Rádios AERP NEXTDIAL no Governo Federal, que tornou mais transparente, eficiente e com Brand Safety campanhas como as de vacinação contra a Covid-19. Essa prestação de serviço que o rádio faz, agora estendida a todos os dispositivos, da força a população e certamente contribui para uma nação mais próspera.

Todo esse trabalho gerou de cerca de R$ 500 mil em negócios novos diretos e indiretos ao meio rádio, com mais de 40 milhões de veiculações de mídia programática de áudio em emissoras de todo país, tanto pela plataforma de operações comerciais das emissoras, quanto pelas maiores plataformas de demanda (DSP) do mundo, como a Audio.ad e a Xandr, a mesma que está conectada com a Netflix e a Rede Globo, com Brand Safety, métricas e garantia de execução.

Antes de fechar 2022, a Nextdial foi indicada a receber o Prêmio ABC da Comunicação, na categoria AdTech (tecnologia direcionada à publicidade). Eleição essa que contou com mais de 25 mil votos! Esta iniciativa visa premiar profissionais e empresas que estão na liderança da inovação e que apresentam propostas inovadoras para o mercado de mídia. Como não poderia deixar de ser, a inovação chegou ao rádio e, esta possível premiação, será um marco da sintonia com o mundo digital, vai atrair a atenção de mais agências digitais para investimentos no meio e, certamente, proporcionará um cenário de negócios ainda mais pujante para o meio.

A Nextdial segue também colaborando com Kantar Ibope Media na unificação da mensuração de audiência offline e online das emissoras rádio nas 13 praças com pesquisas regulares. Resultado que pode ser visto no Extended Radio.

O ano de 2022 ainda não terminou, mas podemos ver um 2023 com muito mais novidades pela frente. Agora é expandir a sintonia.

Autor

Thiago Fernandes, fundador da Nextdial (@nextdialbr), startup de tecnologia que está descomplicando a vida de profissionais de rádio, agências e anunciantes. Foi Evangelista da Microsoft e tem graduação em Ciências da Computação, MBA em Engenharia de Software pelo ITA e especialização em Marketing pela ESPM. Instagram, Facebook e LinkedIn com o perfil @thiagof0701.

As informações são do portal Tudo Rádio.

Pesquisar