Rádio AM/FM mantém liderança como principal plataforma de áudio com publicidade, segundo Edison Research

Rádio e podcasts seguem como as plataformas mais consumidas; Spotify, embora cresça à custa de músicas próprias (CDs e downloads), apresenta participação tímida no mercado publicitário

Imagem: Reprodução/Internet

O estudo “Share of Ear” Q3 2024, realizado pela Edison Research, revelou que o rádio AM/FM continua sendo, de longe, a principal plataforma de áudio com suporte publicitário nos Estados Unidos, abrangendo todas as faixas etárias e demográficas. O dado reforça a relevância do formato para investimentos de marketing.

A pesquisa analisou o consumo de áudio dos norte-americanos ao longo de quatro trimestres (Q4 2023 a Q3 2024) e trouxe insights relevantes sobre a participação de mercado de diferentes formatos de áudio. Os resultados também apontam que o crescimento de plataformas como Spotify ocorre à custa da posse de músicas próprias (CDs e downloads), sem impactar o desempenho do rádio AM/FM.  

Entre os principais achados, o rádio AM/FM domina 69% do tempo total gasto em áudio com publicidade, seguido pelos podcasts, que representam 19%. O desempenho do rádio AM/FM é especialmente forte no consumo em automóveis, onde registra uma participação de 86% no total de áudio com anúncios. Historicamente, o rádio nos EUA depende significativamente da audiência em trajetos, principalmente em veículos. Mesmo entre jovens de 18 a 34 anos, o rádio mantém liderança, com uma fatia de 82%.  

O estudo também destacou a força do rádio AM/FM em diferentes grupos demográficos, com participação variando entre 50% e 80%. E o consumo de rádio AM/FM via streaming permanece estável, representando 13% do total de escutas nos últimos três anos.

Para efeito de comparação, esse índice era de apenas 8% entre os levantamentos de 2017 e 2018, demonstrando uma evolução consolidada no uso do streaming de rádio. Além disso, o rádio lidera o consumo de áudio com publicidade em smart speakers, respondendo por 50% do tempo total, seguido pelos podcasts, com 20%.  

O relatório também apontou a baixa participação de plataformas como Spotify no mercado publicitário. Cerca de 73% da audiência do Spotify utiliza o serviço em versões sem anúncios, o que reduz sua fatia de mercado para apenas 2% no consumo de áudio com suporte publicitário. Já o crescimento do streaming de música tem ocorrido à custa de formatos como CDs e downloads, sem causar impacto significativo no consumo de rádio AM/FM.  

*Informações: Daniel Starck / tudorádio.com

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