Nota de pesar – AMIRT lamenta o falecimento do publicitário Olivetto

Foto: Agliberto Lima/Estadão

É com profundo pesar que a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) lamenta a morte do publicitário e escritor Washington Olivetto, ocorrida neste domingo (13), no Rio de Janeiro. Ele tinha 73 anos e estava internado após complicações em uma cirurgia no pulmão.

Entusiasta do rádio e da televisão, Olivetto criou, com maestria, personagens que marcaram a radiodifusão brasileira, em campanhas inesquecíveis para o público de nosso país, como o primeiro sutiã de Valisère, ‘Garoto Bombril’ e cachorrinho da Cofap.

Trajetória
Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), mas não chegou a concluir os estudos. No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional como redator de uma agência publicitária.

Ainda em seu primeiro ano de atuação no mercado, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da área, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes. Cinco anos mais tarde, viria a ganhar seu primeiro Leão de Ouro.

Em 1986 Olivetto fundou a agência W/Brasil ao lado dos sócios Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister. Sua carreira consolidou-se ainda mais com o feito.

Dois comerciais feitos por Olivietto são os únicos brasileiros selecionados pela jornalista norte-americana Berneci Kanner na lista dos 100 maiores comerciais da história.

Ao longo de sua carreira, conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria “Filmes”, de acordo com sua página oficial na internet. Olivetto era um dos maiores nomes da propaganda brasileira e um dos publicitários mais premiados de todos os tempos.

A AMIRT, seus associados e colaboradores se solidarizam com os familiares e amigos de Olivetto, na certeza de que sua criatividade e profissionalismo estarão sempre eternizados na comunicação brasileira.

Pesquisar