Sessão pipoca indica filmes em stop motion

Você já ouviu falar de Stop Motion? Essa é uma técnica de animação em que são tiradas várias fotografias de um mesmo objeto ou pessoa, mudando sutilmente sua posição a cada clique para dar a ilusão de movimento. O resultado final são imagens e histórias que nos transportam para universos extraordinários.

OS BOXTROLLS

Stop-motion

Abrindo nossa lista temos Os Boxtrolls. No filme de 2014 nós vamos conhecer Ovo, um garoto humano e órfão que foi criado por seres amáveis e de características peculiares. Essas criaturas vivem nos esgotos de Ponte Queijo e costumam vasculhar o lixo humano durante as madrugadas procurando por algo que possa apresentar algum valor a eles. Apesar de inofensivos a população de Ponte Queijo enxerga essas criaturas como monstros perigosos devido a sua aparência. Eles se vestem de caixas de papelão como as de supermercado e seus nomes são definidos de acordo com as palavras escritas em suas caixas. Com medo de serem capturados por Arquibaldo Surrupião e sua gangue de exterminadores de Boxtrolls, as adoráveis criaturas só saem nas ruas à noite. Em um plano de Surrupião para eliminar esses seres, Peixe, o Boxtroll que criou Ovo, é capturado. O garoto então decide se arriscar pela cidade para salva-lo e é nesse momento que ele conhece Winnie, uma garota mimada que acaba se tornando uma grande amiga. Winnie faz com que Ovo perceba que ele é tão humano quanto ela e juntos eles vão fazer de tudo para provar à cidade que os Boxtrolls são inofensivos. O filme é divertido e com visuais inovadores, que podem causar estranheza em alguns, mas que com certeza vai prender a atenção de todos que assistem.

ILHA DOS CACHORROS

O longa Ilha dos Cachorros se passa em um futuro distópico e nos apresenta Atari, um garoto japonês de 12 anos. A fictícia cidade japonesa Megasaki, onde ele vive, é comandada pelo corrupto Kobayashi. O prefeito assina uma lei que proíbe cachorros de morarem na cidade e envia todos esses animais para uma ilha vizinha usada como depósito de lixo. Kobayashi usa como argumento uma suposta doença aparentemente incurável transmitida pelos cães, convencendo a cidade de que os animais precisam ser banidos e que está fazendo uma boa ação. Atari não aceita se separar de Spots, seu cão, e rouba um jato em miniatura para ir até a ilha atrás de seu companheiro. Nessa missão, ele conta com a ajuda dos cachorros Rex, Boss, Duke, King e Chief. Na jornada de Atari para resgatar Spots, ele desafia as regras opressivas de Kobayashi, inspirando outros a questionarem a injustiça ao seu redor e essa aventura pode a revolucionar por completo a vida desta cidade.

BOB CUSPE – NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE

Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente é uma animação que mistura documentário, comédia e road-movie, que são aqueles filmes que os protagonistas saem pela estrada fugindo de algo ou em busca de aventura. No filme, o personagem criado pelo cartunista Angeli em 1983, vive num mundo pós- apocalíptico, que é na verdade um purgatório dentro da mente de seu criador. Fora de sua mente, o cartunista sofre de uma crise autoral e pensa inclusive em matar seu personagem. A produção tem uma montagem paralela, que apresenta a parte documental, com o cartunista sentado a sua mesa fazendo piadas e demonstrando o cansaço de ter uma equipe de filmagem por perto ao mesmo tempo em que mostra o mundo dentro de sua mente, com Bob Cuspe tentando sobreviver a diversos ataques e tentando encontrar uma saída para os seus problemas. A medida que isso vai acontecendo os heróis de ficção, dentro da mente de Angeli se aproximam de seu criador, sugerindo uma convergência de tramas. Com uma estratégia criativa para contar a história, o filme do diretor César Cabral nos conquista e prende a atenção do início ao fim, despertando um interesse genuíno pelas criações de Angeli.

CORALINE E O MUNDO SECRETO

Considerado por muitos um dos melhores do gênero temos o filme Coraline e o Mundo Secreto. Se você nunca assistiu a essa obra, esse é um sinal para que você dê uma chance a ela. Na trama Coraline Jones acaba de se mudar com seus pais para um dos apartamentos do Palácio Rosa. Seus pais, Charlie e Mel, ficam em casa trabalhando e estão sempre cansados demais para dar atenção à filha. Longe de seus amigos e entediada com sua nova vida, a garota passa a explorar a casa e o ambiente em volta. Nessas explorações, Coraline descobre uma pequena porta secreta na sala da lareira. Ao passar por essa porta, a menina entra em um novo mundo idêntico ao dela em muitos aspectos, porém melhor. Lá seus pais te dão atenção, os vizinhos são adoráveis e o jardim é encantador. Mas nem tudo é o que parece. A cada visita a esse mundo paralelo, as coisas passam a ficar mais sombrias, e Coraline percebe que fica cada vez mais difícil voltar para o mundo real. Seus pais alternativos tentam aprisiona-la na tentativa de manter a garota presa ali para sempre e Coraline precisa lutar para escapar deles e retornar para o mundo real.

Assista ao episódio:

Ouça o Podcast:

Pesquisar