As atrações são gratuitas e acontecem até o fim do mês de maio em dez cidades de Minas, incluindo a capital
A Mostra da Diversidade Cultural – Imagens da Cultura Popular, projeto realizado pelo Favela é Isso Aí e com patrocínio da ArcelorMittal, chega com uma programação repleta de atrações a cinco regiões de Minas Gerais. Dança, música, teatro, exposições, feiras e outras atrações serão realizados até o fim de maio nas cidades de João Monlevade (Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos, Quartel Geral (Centro-Oeste), Carbonita e Senador Modestino Gonçalves (Jequitinhonha), e na capital Belo Horizonte (Metropolitana).
Um dos principais objetivos da Mostra é contribuir para o fortalecimento, apoio e divulgação das manifestações artísticas das comunidades, especialmente as periféricas e de baixa renda. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. A realização é do Governo de Minas Gerais com apoio das prefeituras dos municípios participantes.
A edição de 2024 da Mostra reúne quase 45 grupos culturais selecionados por meio de edital que foram distribuídos de acordo com os critérios preestabelecidos pela organizadora do projeto, a ONG Favela é Isso Aí. As ações que marcam a edição deste ano são fruto de um intenso processo de capacitação envolvendo artistas e grupos culturais das cidades participantes. Desde agosto de 2023, mais de 120 fazedores de cultura foram beneficiados por cursos e oficinas em formato híbrido.
A diretora executiva do Favela é Isso Aí, Clarice Libânio, fala sobre a importância do processo em cada localidade e da promoção da cultura em Minas Gerais. “O projeto da Mostra, assim como as ações do Favela é Isso Aí, que completa 20 anos em 2024, busca não apenas um reconhecimento dos talentos de cada local, mas também uma oportunidade única de promover e valorizar as expressões culturais diversas presentes nos territórios mineiros”, salienta Libânio.
Para Adriana do Carmo, gerente de investimento social da Fundação ArcelorMittal, “A Mostra da Diversidade, uma das iniciativas que integram o programa Forma e Transforma, vem para celebrar e apoiar a multiplicidade de saberes, fazeres, manifestações e modos de vida nas comunidades, em suas variadas expressões artísticas, e vai de acordo com as propostas de democratização do acesso e apoio ao desenvolvimento e valorização da cultura das localidades, objetivos perseguidos pela Fundação ArcelorMittal nesses mais de 35 anos de criação.”
Em João Monlevade, o público conta com cortejos da Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário e Guarda de Congo da cidade, apresentação musical, exposições fotográficas e oficinas que acontecem no dia 11 de maio, a partir das 10h, junto da tradicional Feira de Economia Popular Solidária, localizada no bairro JK.
Juiz de Fora vai receber atrações culturais para todos os gostos nos dias 5, 18, 24, 25 e 26 de maio, em diversos pontos da cidade. A programação inclui oficina de confecção de pantagones, instrumento utilizado no Congado, Exposição de arte (grafite) com discotecagem, música, capoeira, dança de rua, contação de história, exposição fotográfica e exibição de filmes.
As cidades de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves, no Jequitinhonha, participam da Mostra da Diversidade Cultural com programação nos dias 4 e 26 de maio. Fazem parte atrações musicais, cantigas de roda, feira de artesanato, teatro, folia de reis e pastorinhas e apresentações musicais.
Em Martinho Campos, Dores do Indaiá, Bom Despacho, Quartel Geral e Abaeté, o público conta com diversas atividades culturais. Entre as atrações destacam-se as exposições de artesanato, apresentações musicais, roda de capoeira, sarau, encontro de congados e dança.
Em Belo Horizonte, a Mostra da Diversidade Cultural reúne artistas e grupos em uma programação de dois dias: 18/5 (sábado), na Fazendinha Dona Izabel, na Barragem Santa Lúcia; 19/5 (domingo), de 9h às 18h, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade.
Favela é Isso Aí
Comemorando 20 anos de existência, Favela é Isso Aí surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br .
Programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.
Confira a programação completa clicando aqui.