Os integrantes foram eleitos pelo Tribunal Pleno, colegiado que compõe todos os 150 desembargadores do TJMG
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, na segunda-feira (24), a eleição para escolher sua nova Diretoria, Órgão Especial e Conselho da Magistratura para o biênio 2024-2026. O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito o 56º presidente do TJMG. Os integrantes foram eleitos pelo Tribunal Pleno, colegiado que compõe todos os 150 desembargadores do TJMG.
Foram ainda eleitos para compor os cargos de direção do Tribunal de Justiça, os desembargadores Marcos Lincoln dos Santos (primeiro vice-presidente), Saulo Versiani (segundo vice-presidente), Rogério Medeiros Garcia de Lima (terceiro vice-presidente), Estevão Lucchesi de Carvalho (corregedor-geral de Justiça) e a desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça (vice-corregedora-geral de Justiça).
O presidente eleito, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior afirmou que é uma responsabilidade muito grande receber esse mandato do Tribunal Pleno. “Pretendo exercê-lo ouvindo meus colegas e com a participação da Amagis, que é a nossa Casa, que representa legitimamente os
magistrados mineiros. O tom da gestão que se iniciará a partir do dia 1º de julho será a união, porque nós somos um só corpo. Podemos disputar eleições, concorrer entre nós, mas o nosso objetivo é o mesmo. Estejamos unidos. Quero parabenizar todos os colegas que disputaram esse pleito, em especial a querida amiga Áurea e o querido amigo Maurício, que disputaram a Presidência. Todos nós sabemos dos valores dos colegas que também representam nosso Poder Judiciário”, destacou.
O presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, cumprimentou o presidente eleito, desembargador Corrêa Junior, e todos os eleitos, manifestando apoio e parceria à futura administração do Tribunal.
“Em nome da Amagis, parabenizamos todos os eleitos. Acreditamos firmemente na capacidade e comprometimento de cada um para liderar nosso Tribunal com excelência, integridade e justiça, eficiência e transparência e pelo constante aprimoramento do sistema judiciário em benefício de toda a sociedade mineira. Contem com o apoio e a colaboração da Amagis para enfrentar os desafios e promover a efetivação da justiça em nosso estado. A Associação se sente agradecida pela iniciativa de todos os candidatos, grandes associados e associadas, colocarem suas trajetórias à disposição do Tribunal de Justiça de Minas Gerais “, afirmou Luiz Carlos Rezende.
A votação foi conduzida pelo atual presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, com a realização de dois turnos (escrutínios) para os cargos de presidente e corregedor-geral de Justiça, através de um novo sistema de votação eletrônica adotado no Tribunal.
Com uso de tablets e celulares, o formato possibilitou a votação presencial ou remota. Para o formato presencial, foram utilizadas 20 cabines. O software Helios Voting, desenvolvido pela Universidade de Harvard e cedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) ao Judiciário estadual mineiro, foi customizado para incluir a coleta de biometria. O sistema é auditável e utilizado em vários órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Ministério Público do Estado e universidades.