Um dos temas que mais são abordados em filmes são as guerras. Seja contando uma história real ou se tratando de uma guerra fictícia, esse gênero está sempre presente nas telonas. O Sessão Pipoca traz hoje alguns filmes que se passam num contexto de guerra.
GUERRA AO TERROR
O filme Guerra ao Terror, é um drama que acompanha um esquadrão especializado em identificar e desarmar bombas que ficaram escondidas nos escombros da guerra no Iraque. O pelotão é composto por JT Sanborn, Brian Geraghty e Matt Thompson. Eles tentam destruir um explosivo de forma que seja detonado sem ferir ninguém, mas por conta de um erro, a bomba explode matando Thompson. Para substituí-lo, o sargento William James é integrado ao esquadrão e seu sangue-frio incomoda Sanborn. James é um cara que gosta de adrenalina e não se preocupa muito com sua própria vida, o que acaba colocando em risco a vida de seus colegas. Sua ousadia apesar de alcançar resultados extraordinários, incomoda Sanborn que é sempre cauteloso, tomando todo cuidado necessário parasse manter vivo a cada dia. Owen por sua vez vive cada dia acreditando que está ali para morrer e que isso vai acontecer a qualquer momento. O longa desenha o cotidiano da guerra a partir da visão dos militares que a vivem dia após dia, passando por cima de ideologias e ressaltando que o mais importante para eles é sobreviver.
O ZOOLÓGICO DE VARSÓVIA
O Zoológico de Varsóvia é um filme que vai falar sobre o zoológico que foi usado para esconder judeus durante a invasão nazista na Polônia. O casal Antonina e Jan Zabinski cuidavam do local e o início do filme mostra como era o dia a dia da família vivendo no zoológico. Quando acontece a invasão nazista eles passam a reportar para o zoologista Lutz Heck. Jan fazia parte da resistência polonesa contra os nazistas e usava sua influência para passar comida e, posteriormente, judeus pelo gueto. Arriscando suas vidas e a de seu filho, o casal usava o zoológico para esconder judeus. Eles eram abrigados em jaulas vazias e tuneis subterrâneos, e para se comunicar Antonina os apelidaram com nome de animais. Outras estratégias que a dona do zoológico usava para proteger os judeus era usar música para dizer quando tinha nazistas por perto ou quando era seguro e pintar de loiro o cabelo escuro das mulheres judias para que fossem confundidas com mulheres polonesas. O ato heroico e arriscado do casal foi capaz de salvar centenas de vidas durante a invasão dos nazistas na Polônia.
O PIANISTA
Ainda ambientado na Segunda Guerra Mundial em Varsóvia, temos o filme O Pianista que foi baseado na autobiografia de Władysław Szpilman. Ele era um famoso pianista que trabalhava interpretando músicas clássicas na rádio de Varsóvia. Com a explosão da rádio causada pela invasão dos alemães na capital polonesa, Szpilman retorna para casa. Judeu, ele e sua família foram mandados para o gueto de Varsóvia, uma área cercada por muros onde os judeus eram mantidos precisando lidar com a fome, doenças e com as deportações para os campos de concentração. A família de Szpilman é enviada para um desses campos, mas o pianista consegue escapar, se separando deles. Na tentativa de sobreviver, ele passa a se esconder em prédios abandonados, tomando cuidado para não ser descoberto até o fim da guerra.
COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR
Em Comboio de Sal e Açúcar somos transportados para Moçambique de 1988, em plena guerra civil. Devido à guerra, itens básicos como sal e açúcar ficaram escassos, e o pouco que tem custa um valor extremamente alto. Em busca de melhores condições de vida um grupo de pessoas partem no trem que liga Nampula ao Malaui. Essas pessoas viajam até a fronteira com o objetivo de trocar sal por açúcar. O trem de carga lotado de mercadorias e pessoas é escoltado por militares, que precisam proteger o trem de ataques surpresas e das sabotagens de um grupo paramilitar. A medida que o trem avança, vamos acompanhar um pouco mais de perto a história de alguns dos passageiros, como a enfermeira Rosa, que está viajando a caminho de um novo hospital e vive pela primeira vez a realidade da guerra e o tenente Taiar um exemplo de retidão dentro do exército moçambicano e que só conhece a realidade da vida militar.
Assista ao episódio: