Nova tecnologia: TV 3.0 conectará canais abertos com a internet

A novidade promete mais qualidade de imagem e acesso facilitado pela conectividade

Foto: Fábio Rodrigues – Pozzebom/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou na última quarta-feira (3), o lançamento da evolução da TV Digital para um novo padrão tecnológico chamado TV 3.0. A novidade promete mais qualidade de imagem e acesso facilitado pela conectividade.

A qualidade da imagem irá, no mínimo, quadruplicar. O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k ou 8k, caso seja assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá mais pixels e trará mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez. O contraste também será aprimorado por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range).

“O grande diferencial vai ser justamente a questão da integração da transmissão da televisão com uma melhor qualidade de imagem, qualidade de som, com a conectividade, com a internet, com a banda larga” afirmou Juscelino Filho.

Segundo o ministro, o Brasil ainda é um dos maiores mercados consumidores da televisão aberta no mundo e a forma de acesso a esse canal de comunicação será revolucionada com a mudança. A tradicional escolha de canais será substituída por aplicativos que disponibilizarão conteúdo, tanto ao vivo como por demanda, tornando a navegação mais interativa. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e muitas outras possibilidades.

Juscelino Filho disse ainda que essa interatividade proporcionará também novas oportunidades de negócios, por meio da oferta e consumo de propagandas, marketplace (ambiente de compra e venda) e ambiente de compras. Segundo ele, até o final de 2024 deverá ser definida a tecnologia a ser adotada.

Flávio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), destacou a importância da TV 3.0: “As mudanças que acontecem no nosso setor nos colocam sempre em momentos cruciais. Hoje passamos por mais uma etapa chave de transformação digital e a evolução da TV 3.0 é um exemplo concreto de que a tecnologia e a internet são nossas aliadas nesse processo”.

Com isso, a indústria deverá atuar na produção de equipamentos e conversores para que seja efetivada a integração dos sinais abertos com a internet. A migração será gradativa e terá início nas grandes capitais, onde o sinal será disponibilizado inicialmente.

*Informações: Agência Brasil

Pesquisar