MPMG denuncia prefeito de Itaúna e dois secretários municipais por irregularidades na contratação de servidores

A denúncia imputa aos réus a prática do crime de responsabilidade consistente em nomear, admitir ou designar servidor, contra expressa disposição de lei

A esquerda, o prefeito de Itaúna, Neider Moreira, a direita o Secretário de Administração, Dalton Nogueira e o Secretário de Saúde, Fernando Meira. Foto: AMIRT

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o prefeito de Itaúna, Neider Moreira (PSD), e contra os secretários municipais de Administração, Dalton Nogueira e, de Saúde, Fernando Meira, por irregularidades na contratação de servidores.

A denúncia, oferecida pela Procuradoria de Justiça Especializada em Ações de Competência Originária Criminal (PCO), imputa aos réus a prática do crime de responsabilidade consistente em nomear, admitir ou designar servidor, contra expressa disposição de lei (art. 1º, inc. XIII, do Decreto Lei nº 201/67).

Segundo o acórdão da 2ª Câmara Criminal do TJMG, “a não realização de concurso público e a contratação temporária sucessiva de servidores, sem demonstração da necessidade e excepcionalidade da medida, sem observância do que assegura o inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, segundo o qual ‘a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público’, são indícios que sustentam a denúncia ofertada e justifica seu recebimento”.

A equipe de jornalismo da AMIRT entrou em contato com a Prefeitura de Itaúna, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Pesquisar