Justiça recebe denúncia contra prefeito de Jenipapo de Minas por desvio de dinheiro público

Investigações apontaram licitações fraudulentas que resultavam em pagamentos por medicamentos nunca entregues

Prefeito de Jenipapo de Minas
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu denúncia de desvio de dinheiro público oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o prefeito de Jenipapo de Minas, no Vale do Mucuri, Carlos José de Jesus Sena.

A denúncia, oferecida pela Procuradoria de Justiça Especializada em Ações de Competência Originária Criminal (PCO), se baseou em depoimento de um empresário do ramo de medicamentos e insumos hospitalares, que teria firmado com o MPMG acordo de delação premiada, a partir do qual detalhou o esquema.

Conforme o Procedimento Investigatório Criminal (PIC), o empresário, e um de seus representantes legais, juntamente com o prefeito, desviaram R$ 25.166,72 entre junho e outubro de 2017, num esquema de licitação fraudulenta e emissão de notas fiscais frias.

Após contatos com o gestor público, nos quais se combinava o esquema, a empresa pagava propina adiantadamente para vencer a licitação. Quando a ganhava, simulava, com notas fiscais falsas, a venda de medicamentos que sequer tinha em estoque e que não eram recebidos pela Prefeitura. A empresa então recebia de volta o dinheiro pago a título de propina.

O esquema foi confirmado por meio da análise técnica de notas fiscais fraudulentas, extratos bancários e documentos do processo licitatório, bem como na delação feita pelo empresário.

Pesquisar