O objetivo é orientar e conscientizar a população sobre as práticas necessárias para manter ambientes livres do Aedes aegypti
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está liderando, por intermédio das 28 Unidades Regionais de Saúde, o Dia D de combate à Dengue, marcado para este sábado (24/2) em todo o estado.
Até a manhã desta sexta-feira (23/2), 519 municípios mineiros já haviam se unido ao movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito”, com uma extensa programação de ações de mobilização. O objetivo é orientar e conscientizar a população sobre as práticas necessárias para manter ambientes livres do Aedes aegypti.
Dentre as iniciativas planejadas, estão blitze educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e locais de grande circulação, distribuição de material informativo, realização de palestras e rodas de conversas, além de visitas domiciliares para orientação e conscientização dos moradores sobre a responsabilidade cotidiana no combate à dengue, zika e chikungunya.
A programação específica de cada município, os materiais informativos para a campanha do Dia D e outras informações sobre arboviroses estão disponíveis em https://www.saude.mg.gov.br/aedes.
Na capital, Belo Horizonte, as atividades preventivas serão conduzidas nas nove regionais da cidade, com ênfase nas vistorias dos agentes de combate a endemias em imóveis. Essas vistorias visam verificar as condições dos ambientes e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Para acompanhar de perto o trabalho das equipes neste sábado, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e o secretário Municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, estarão na região Leste a partir das 9h. O ponto de encontro será o Centro de Saúde Vera Cruz, localizado na Praça Pedro Lessa, 36, no bairro Vera Cruz.