Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar quente ganha força nos próximos dias na maioria do centro-sul do Brasil, com destaque para as temperaturas máximas do fim de semana, que podem passar dos 40 °C.
A partir desta sexta-feira (15), o forte calor também é esperado na área que abrange a maior parte do Centro-oeste e Sudeste do país e em áreas das regiões Norte e Nordeste.
Este cenário irá se manter até o próximo domingo (17), com isso, o Inmet emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor devido à persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos.
Praticamente, toda a área de Minas Gerais será afetada por essa onda de calor. Segundo a instituição, a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno, número de dias consecutivos, e não apenas aos desvios de temperatura absolutos.
Histórico
Até novembro de 2023, oito ondas de calor atingiram o Brasil, com destaque para os dias 8 e 19 de novembro devido à persistência do fenômeno e ao recorde de temperatura de 44,8 °C, ocorrido em Araçuaí, no nordeste de Minas Gerais, no dia 19, sendo a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet. Superando os 44,7 °C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 2005.
A equipe de jornalismo da AMIRT, entrou em contato com a Dra. Thais Silva Nunes, médica clínica do Hospital Universitário Ciências Médicas, ela deu algumas orientações sobre essa forte onda de calor, confira o áudio: