A Cemig está levando mais uma oportunidade para as famílias de Verdelândia economizarem na conta de luz. Entre os dias 18 e 22 de setembro, a Cemig disponibilizará, na Avenida Ursino Cardoso, n.º 898, Centro, uma unidade móvel que prestará serviços comerciais à população local e, ainda, fará a substituição de lâmpadas de bulbo ineficientes (fluorescentes, incandescentes e halógenas) por outro de LED. Os atendentes da Cemig estarão no local em horário comercial, nos três dias da ação, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
Para a substituição de lâmpadas, os interessados precisam apenas levar uma conta de energia e as lâmpadas antigas, sendo que poderão ser trocadas até sete unidades. Mas para aqueles clientes que buscam por serviços comerciais, como a troca de titularidade, é necessário ser titular da fatura de energia. Ou seja, o cliente precisa ser responsável pela unidade consumidora. Além desses dois serviços, a população também será orientada sobre o uso sustentável e seguro da energia elétrica.
Conforme explica William Brandão, coordenador do Cemig nas Comunidades, a iniciativa é uma forma de a companhia ampliar o trabalho feito em todo o Estado, já que são previstas visitas de eficiência energética a milhares de famílias. Nesse caso, a comunidade é convidada a ir até a unidade móvel, despertando assim o interesse daqueles que ainda têm lâmpadas ineficientes dentro de suas casas ou que precisam de um atendimento mais próximo.
“Para muitas pessoas as lâmpadas de LED já não são mais uma novidade. Mas é comum encontrarmos, sobretudo nas residências de comunidades de baixa renda, lâmpadas de alto consumo. E isso é extremamente prejudicial para o bolso das famílias. A tecnologia LED traz hoje o melhor conforto visual e tem, ainda, esse aspecto de ser mais econômica”, destaca Brandão.
Programa de Eficiência Energética
O Cemig nas Comunidades faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O Programa promove o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros. Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) de atendimento à sociedade.
Até o momento, moradores de mais de 769 municípios localizados na área de concessão da Cemig já foram alcançados. Entre os anos de 2003 e 2023, o valor investido ultrapassa a ordem de R$ 980 milhões.