Veículos com placas de final 1, 2 e 3 devem ter o documento atualizado, caso contrário multa pode ser de R$ 297
A partir desta sexta-feira (1/9), os veículos com placas terminadas em 1, 2 e 3 precisam apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2023, documento que comprova a condição legal de circulação. Motoristas flagrados com automóveis irregulares estarão cometendo infração gravíssima cuja multa é de R$ 279 e terão o veículo removido.
Para os automóveis com finais de placa 4, 5 e 6 o licenciamento vai até 30 de setembro. Já os com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31 de outubro para a renovação.
Para obter o CRLV 2023, devem estar quitados o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e todas as multas. O documento pode ser apresentado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou em forma de papel. O documento pode ser obtido aqui através dos dados do veículo. Ele deve sem impresso em papel sulfite branco, no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.
Para aqueles que ainda não obtiveram a regulamentação, será promovido pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) um mutirão on-line, das 8h30 às 16h até quinta-feira (31/9). Para acessar esse serviço basta clicar aqui. Caso o proprietário do automóvel apresente dúvidas, é possível realizar uma ligação de vídeo com um atendente, que auxiliará com os procedimentos.
Foto: site Zul+