Igam declara escassez hídrica em duas porções hidrográficas de Minas Gerais

Ambas abastecem a capital mineira e outras 10 cidades da Grande BH

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarou situação crítica de escassez hídrica em duas porções hidrográficas no estado de Minas Gerais. A primeira na Estação Ponte Preta, localizada no Rio Jaboticatubas, no município do mesmo nome (Médio Alto Rio das Velhas), na região Metropolitana de Belo Horizonte e a segunda na Estação Ponte do Bicudo, próxima ao município de Corinto, na região Central do estado.

Ambas estações estão ligadas ao sistema Rio das Velhas, responsável por abastecer a capital mineira e outras 10 cidades da Grande BH. A situação de escassez  foi identificada pelo Igam por meio do monitoramento dos níveis da porção hidrográfica, que apontaram que a média das vazões diárias de sete dias consecutivos apresentou valores iguais ou inferiores a 70% da vazão de referência.

Com a situação o Igam impôs restrições de 90 dias a todas as captações de água. Caso não sejam cumpridas, os direitos de uso de recursos hídricos dos infratores poderão ser suspensos totalmente até o prazo final da vigência da situação crítica de escassez hídrica.

Foto: Evandro Rodney.

Pesquisar