‘Sanctus’ e ‘Minas Santa, Ritos de Fé’ apresentam ao público elementos sagrados para a fé católica no Salão Rosa e no Museu Mineiro, respectivamente
Nessa quinta-feira (30) duas exposições sobre a fé católica estreiam em Belo Horizonte: ‘Santus’ e ‘Minas Santa, Ritos de Fé’.
‘Sanctus’ apresenta ao público, pela primeira vez, peças do acervo da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, a padroeira da capital mineira, além de artigos religiosos do Palácio da Liberdade. A exposição fica aberta à visitação até o último dia de abril, no espaço Salão Rosa, no Circuito Liberdade. A curadoria das obras foi feita pelo designer e cenógrafo Rodrigo Câmara em parceria com o padre Marcelo Souza e Silva, pároco da Boa Viagem.
A escultura de Nossa Senhora da Boa Viagem datada em 1809, cálices, patenas, coroas e castiçais são alguns dos artigos que compõem a exposição, que também pode ser apreciada de forma virtual, no perfil do Instagram @palaciodaliberdademg.
Já a exposição ‘Minas Santa, Ritos de Fé’, aborda a temática da Paixão de Cristo, trazendo elementos tradicionais da data, como ostensórios e âmbulas da coleção da Arquidiocese de Belo Horizonte. Um dos pontos altos da mostra é a reprodução dos típicos tapetes de serragem colorida, conhecidos como tapetes devocionais, que são colocados no caminho das procissões nas cidades históricas do Estado. O público poderá conferir a mostra até o dia 1º de maio, no Museu Mineiro.
Ambas são gratuitas.
Foto: Rodrigo Câmara/Divulgação.