Dinheiro esquecido em bancos pode ser sacado a partir desta terça-feira; saiba como

Valor será depositado em conta em até 12 dias úteis

O Banco Central (BC), anunciou que a partir desta terça-feira (07), inicia os pagamentos dos ‘valores esquecidos’ dos clientes em contas bancárias. O Sistema de Valores a Receber (SVR) estava aberto anteriormente apenas para o modo consulta, onde o cidadão conseguia verificar se tinha ou não dinheiro esquecido nas contas. Mas não era possível saber o valor nem realizar saques.

Amanhã, os valores poderão ser consultados de forma on-line, a partir das 10h, no site do Banco Central. O dinheiro será depositado em conta em até 12 dias úteis, por dois formatos Pix ou instituição, após a solicitação. A estimativa é de que cerca de R$ 7 bilhões estarão disponíveis para saques, sendo 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas.

Consulta

A consulta pode ser feita através do site valoresareceber.bcb.gov.br. Na página o cidadão encontrará todas as informações para fazer a solicitação e a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas que já morreram.

Solicitação do valor esquecido
  • Na página dos valores a receber, vá em “Acessar o SVR”
  • Faça login com sua conta gov.br; pessoas físicas precisam ter nível prata ou ouro para acessar o sistema
  • Acesse “Meus Valores a Receber”
  • Leia atentamente e, depois, aceite o “Termo de Ciência”
  • O sistema irá exibir dados como valores, nome da instituição devedora e outras informações
  • Se o sistema indicar a opção “Solicitar por aqui”, será preciso selecionar uma de suas chaves Pix e informar os dados pessoais (guarde o número do protocolo)
  • Caso o sistema ofereça a opção Solicitar por aqui, mas não apresente a possibilidade de informar a chave Pix, entre em contato com a instituição financeira pelo telefone ou pelo email informado para combinar a forma de devolução

Foto: Marcello Jr/AB

Pesquisar