Montes Claros decreta situação de emergência por aumento de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de dengue, chikungunya e zika. A determinação já foi publicada no Diário Oficial do Município.

De acordo com o documento, a cidade vive um cenário alarmante e um surto das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, a situação de emergência “autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do surto, em especial aquisição pública de insumos e materiais, e a contratação de recursos humanos e serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”.

Conforme o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste ano, apontou infestação de 15% na cidade. Já o último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo de Minas, Montes Claros registrou 3.846 casos de dengue, 1.513 de chikungunya e um caso de zika somente neste ano. O balanço foi publicado na última segunda-feira (13).

Foto: Pixabay

Pesquisar