Minas Gerais não tem mar, mas o que não falta é água – e de qualidade! Uma das cidades referências nesse quesito é Caxambu, no sul do estado. A procura dos visitantes pela água começou no século XIX com ilustres turistas, como a princesa Isabel. Hoje, as fontes continuam sendo um dos principais atrativos do município, que são apresentados no programa #Partiu, da Rede Minas, neste sábado (14).
Caxambu abriga o Parque das Águas, apontado em diversos guias de roteiros turísticos como a maior estância hidromineral do país. Nesse complexo, estão 12 fontes que garantem saúde e bem-estar. “A gente tem aqui uma verdadeira farmácia a céu aberto”, como conta o historiador Caio Pena à apresentadora Gabriela Xavier. O programa mostra esse reduto, que começou no período imperial, onde hoje a água ainda brota e atraí visitantes.
A cidade, que já foi tema de enredo de escola de samba do carnaval carioca, oferece belezas históricas. As igrejas estão no roteiro e o #Partiu mostra algumas dessas construções, como a Santa Isabel da Hungria, que teve sua pedra fundamental lançada pela princesa Isabel, que tratou a infertilidade nas águas da cidade e fez promessa de erguer um templo religioso. O programa ainda mostra a Praça 16 de Setembro, patrimônio de Minas Gerais, e outras novidades.
Esses são alguns dos atrativos de Caxambu que o #Partiu mostra no episódio deste sábado (14), às 20h, pela Rede Minas. O público também acompanha o programa, nesse mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma gratuita de streaming EMCplay.
As informações são da Rede Minas.