Deputado federal Juscelino Filho é anunciado como ministro das Comunicações

Deputado e médico maranhense é filiado ao partido União Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, no dia 29 de dezembro, o deputado federal Juscelino Filho (União-MA) como ministro das Comunicações em seu futuro governo. O parlamentar maranhense desbancou o também deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que era um dos principais cotados para assumir a pasta.

A indicação de Juscelino Filho é parte dos acordos com o “Centrão” para acomodar o União Brasil no primeiro escalão do próximo governo.  O parlamentar, que tem 38 anos, ocupará a vaga inicialmente destinada a Paulo Azi (PSD-BA), que declinou do convite para a pasta.

Em seu segundo mandato como deputado federal, Juscelino é aliado do senador Davi Alcolumbre (União-AP). Ele é médico, empresário e nasceu em São Luiz (MA). Sua filiação ao União Brasil é a terceira na carreira política. Ele foi filiado ao MDB (entre 2015 e 2016) e ao DEM (2016), que depois se fundiu ao PSL para criar sua atual legenda.

O futuro ministro das Comunicações formou-se médico pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) e é vice-líder de seu partido na Câmara dos Deputados. Atualmente, está em seu segundo mandato e foi reeleito para o terceiro nas eleições de outubro com 142.419 votos.

Na Câmara dos Deputados, trabalhou pela aprovação da PEC da Transição, que tirou do teto de gastos recursos para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil (que voltará a ser chamado de Bolsa Família) de R$ 600, com o acréscimo de R$ 150 por criança de até seis anos, e o reajuste do salário mínimo acima da inflação.

Em 2016, votou a favor do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). A partir de 1º de janeiro de 2023, Juscelino Filho sucederá Maria Estella Dantas no Ministério das Comunicações, que atua como interina após a exoneração de Fábio Faria.

As informações são do portal Tudo Rádio.

Pesquisar