Amirt reúne radiodifusores mineiros para celebrar 100 anos do rádio no Brasil; veja fotos e vídeos

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) celebrou ontem (27), em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, os 100 anos do rádio no Brasil. Na ocasião, radiodifusores mineiros participaram desse momento histórico. A equipe do Sistema MPA de Comunicação por meio das Rádios Minas FM, Nova Sertaneja, 94 Live e Antena 1, marcou presença no evento, com transmissão ao vivo com interação com a TV  Candidés.

100 anos do rádio no Brasil

Em setembro de 1922, nasceu oficialmente o rádio brasileiro. Especificamente, no dia do centenário da Independência, o Brasil contou com uma comemoração diferenciada. Seria a transmissão à distância e sem fios, da fala do presidente, que na época era Epitácio Pessoa, na inauguração da radiotelefonia brasileira, no estado do Rio de Janeiro.

Apesar dessa primeira transmissão, o rádio no país ainda era feito de forma amadora. Apenas em 1923 que Roquete Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Por isso, o dia 25 de setembro, dia do nascimento de Roquete, foi escolhido como o “Dia Nacional do Rádio”.

Confira mais detalhes na reportagem

As informações são do Portal MPA – Associada Amirt

 

Pesquisar