Hoje é terça-feira, 6 de setembro, e essas são as principais notícias do dia:
Política
Nova lei altera regras sobre auxílio-alimentação e teletrabalho
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa segunda-feira (5) a lei que regulamenta o teletrabalho e altera as regras do auxílio-alimentação. Agora, o auxílio-alimentação só poderá ser utilizado para o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares e a compra de alimentos em estabelecimentos comerciais. O texto final foi publicado no Diário Oficial da União e prevê ainda que o empregador fique proibido de receber descontos na contratação do fornecedor dos tíquetes. Já a lei do teletrabalho, também publicada, definiu o teletrabalho como a prestação de serviços fora das dependências da empresa, podendo ser totalmente remoto ou híbrido, mas sem poder ser caracterizado como trabalho externo. Esse tipo de prestação de serviço deverá constar no contrato de trabalho. Além disso, o trabalhador poderá prestar serviços por jornada ou por produção ou tarefa. A adoção do teletrabalho poderá ser utilizada também para estagiários e aprendizes.
As informações são da Agência Brasil.
Economia
Medida provisória flexibiliza perícias médicas do INSS
O presidente Jair Bolsonaro também sancionou, nessa segunda-feira (5), a Medida Provisória que altera regras de análise e concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A norma havia sido aprovada pelo Senado no início do mês passado. Segundo o texto aprovado por senadores, fica dispensada a passagem por exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame e definirá quando a concessão do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos.
As informações são da Agência Brasil.
Saúde
Apenas 34% das crianças foram imunizadas contra a poliomielite
A menos de uma semana para o fim da Campanha Nacional de Vacinação que tem como foco principal a prevenção da poliomielite, apenas 34,4% do público-alvo – crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade – foi imunizado com 3,9 milhões de doses aplicadas. A meta do Ministério da Saúde era chegar a 95% do público-alvo de 11,5 milhões de crianças. Entretanto, mais da metade delas, 7,5 milhões, ainda não receberam a vacina da contra a paralisia infantil. Vale lembrar que mesmo com o final da campanha nesta sexta-feira (9), a vacinação continua disponível nos postos do país o ano todo e deve ser procurada. Além da Poliomielite, outras 17 vacinas estão disponíveis para crianças e adolescentes até 15 anos atualizarem a caderneta de vacinação em todo o Brasil.
As informações são da Agência Brasil.
Esporte
Seleção feminina goleia em segundo amistoso contra África do Sul
A seleção feminina de futebol atropelou a África do Sul no segundo amistoso entre as equipes. Nessa segunda-feira (5), as brasileiras golearam por 6 a 0 na cidade sul-africana de Durban. Na última sexta-feira (2), na capital Johanesburgo, a vitória do Brasil foi por 3 a 0. O próximo período voltado a partidas entre seleções femininas será entre 3 e 11 de outubro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou contra quem o Brasil jogará.
As informações são da Agência Brasil.
Policial
Motorista capota carro ao tentar evitar colisão com carreta na MGC-354, em Presidente Olegário
Na noite do último domingo (04), a Polícia Militar Rodoviária (PMR) registrou um acidente no KM 160 da MGC-354, em Presidente Olegário, no Noroeste de Minas. O motorista, de 50 anos, relatou que seguia pela rodovia no sentido Presidente Olegário/Patos de Minas quando uma carreta reduziu bruscamente a velocidade. Para evitar a batida, o condutor fez uma manobra para o lado esquerdo da pista, ocasionando a queda em uma canaleta. Em seguida, perdeu o controle da direção, colidiu com um barranco e capotou o carro. Uma ambulância socorreu o motorista para o Hospital de Presidente Olegário e, posteriormente, foi transferido para um hospital particular de Patos de Minas. Com as documentações regulares, o veículo foi liberado a um responsável.
As informações são do Clube Notícia, associado AMIRT.
Previsão do Tempo
A terça-feira (06) amanheceu com muita nebulosidade na faixa Leste e no Sul de Minas Gerais. Há possibilidade de chuvisco ou chuva fraca no Jequitinhonha e no Sul do estado. Nas demais regiões mineiras, o dia será de variação de nebulosidade. Os índices de umidade abaixo de 30% devem se restringir a localidades isoladas do Triângulo Mineiro. Por outro lado, áreas de instabilidades que se propagam entre as regiões do Centro-Oeste e Sudeste podem causar chuva isolada, à noite, no pontal do Triângulo Mineiro.
Com informações do INMET.