Cem anos do rádio no Brasil: os podcasts

Atualmente, o consumo de audiocasts ou podcasts cresce vertiginosamente no Brasil e no mundo. Mas você sabe como o formato surgiu?

Ele nasceu gerando dúvidas nos pesquisadores porque, apesar de não ser transmitido pelas ondas hertzianas, o audiocast também usava a linguagem radiofônica.

E agora  as emissoras de rádio também oferecem alguns de seus conteúdos em formato de podcasts. A multiplicidade de gêneros e temas dos podcasts é um dos seus mais importantes diferenciais.

Estudos apontam que o tema cinemaséries cultura pop é líder absoluto das produções, seguido por esportes e recreação e comportamento.

Com o enorme crescimento do público ouvinte de podcasts, os modelos de negócio do setor também vêm se modificando ao longo dos anos. Atualmente, as grandes plataformas de transmissão de audiocasts seguem muito mais o gosto do público, do que ditam as tendências de mercado.

Seu maior desafio é aprofundar a personalização dos conteúdos, sem perder o elemento surpresa, que é o fator que mais mobiliza a audiência de podcasts.

As informações são da Agência Brasil.

Pesquisar