Dia dos pais: Festival de Pastéis de Santa Tereza tem programação para toda família

Em retomada de atividades, Tradicional Mercado de Santa Tereza recebe evento gastronômico neste final de semana.

Os amantes da clássica combinação de pastel e caldo de cana acabam de ganhar um novo espaço para se deliciar neste final de semana, nos dias 13 e 14 de agosto, na capital mineira, com a sétima edição do Festival do Pastéis. A iniciativa, que acontece como parte do Circuito Criativo da Mineiridade, localizado no Mercado de Origem de Santa Tereza, é o lugar ideal para reunir a família e comemorar uma das datas mais emblemáticas da temporada, o Dia dos Pais.

Com uma programação diversificada, o evento promete agradar todas as idades e paladares.  Isso porque os produtores de pastéis de Belo Horizonte, que vão estar presentes no Festival, devem oferecer variados sabores ao público. É o que conta Marcio Honório, coordenador do Festival. “Ao todo são dez expositores, com vários tipos de pasteis. Grandes, pequenos, minipastéis. Tem o pastel de Belém, vegano, colorido, de banana, de casadinho. Tem para todos os gostos”, comenta.

Pensado para proporcionar uma experiencia de lazer completa, que possibilite a diversão de pais e filhos nesta data tão especial, o evento conta com várias atrações musicais. Além disso, para a criançada, a “Fazendinha” é uma opção encantadora. Afinal, é possível interagir com mini animais, como coelhos, vacas, cavalos, burro, ovelhas e cabritos.

Outro atrativo do Circuito Cultural é a feirinha de artesanato. “São mais de 100 expositores. O público pode encontrar produtos de origem, como queijos, doces, cervejas artesanais, artesanatos em geral, moda feminina, masculina, infantil, perfumaria, além da tradicional gastronomia mineira. Haverá sempre novidades no mix de expositores devido às atrações diferentes de cada final de semana”, revela Elias Tergilene, presidente do Grupo Uai/Fundação Doimo.

Mercado de Origem de Santa Tereza

Construído nos anos 1970, em um dos bairros mais boêmios da capital, o antigo Mercado Distrital de Santa Tereza é ponto de referência para os mineiros. Por lá, havia comércio de hortaliças, frutas, doces, carnes, bebidas e demais artigos para consumo local, até seu fechamento, no ano de 2007.

Porém, a partir deste ano, o consórcio formado pelo Grupo Uai, Fundação Doimo, Conata e Infracon, vencedor do edital de licitação para a concessão de mercados municipais, passa a realizar a gestão e manutenção do local, que passa a se chamar Mercado de Origem de Santa Tereza, prometendo trazer muitas novidades.

Uma delas é a Feira Circuito Criativo da Mineiridade: arte, gastronomia e cultura. Criado para marcar essa retomada em Santa Tereza, trata-se de um evento gratuito, realizado aos sábados e domingos dentro do Mercado do bairro, reunindo diversos produtores mineiros em um ambiente familiar e cultural.

De acordo com o presidente do Grupo Uai/Fundação Doimo, Elias Tergilene, o objetivo desse projeto é devolver ao Mercado as características que o tornaram tão tradicional na capital. “O Circuito visa oferecer um ambiente de resgate das tradições por meio da gastronomia, dos produtos de origem, artesanato, arte, cultura e lazer. Sendo assim, é de grande importância para BH e principalmente para o tradicional bairro de Santa Tereza, no qual será fomentado o turismo e consequentemente a economia do local”, diz.

Com tanta variedade, a ideia é que a população possa redescobrir o Mercado de Santa Tereza, localizado na Rua São Gotardo, 273, como um lugar de encontros, diversão e cultura. “Buscamos desenvolver um espaço de convivência e lazer para toda família”, destaca. O Mercado tem entrada gratuita e conta com funcionamento aos sábados e domingos, das 10h às 20h. O local é pet friendly.

Programação

Tanto no sábado, 13, quando no domingo, 14, os visitantes do Festival vão poder curtir o dia embalados pelo melhor da música.

Sábado – 13/08

  • DJ Lost – 11h às 13h30
  • Banda Flow – 14h às 16h
  • Urbana (Banda cover do Legião Urbana) – 16h ás 18h

Domingo – 14/08

  • DJ Lost – 11h às 13h30
  • Pedrão do Cavaco e banda – 14h às 16h
  • Roberto Motta e trio – 16h às 18h

As informações são da assessoria.

Pesquisar