Atleta mineiro que joga na Polônia relata incertezas em meio à guerra

Desde que começou a invasão russa à Ucrânia, várias pessoas residentes em áreas próximas ao conflito sofrem as consequências, mesmo que amenas. Quem está perto dessa zona de guerra é o atacante Digão, de 19 anos, natural de São Domingos da Prata, que defende o TOR Dobrzen Wielki, da cidade de Opole, na Polônia, país onde os ucranianos estão indo se refugiar dos ataques do governo de Vladimir Putin.

Digão passou pelo futebol rondoniense, defendeu o Flamengo de Guarulhos-SP e hoje joga no time polonês, que subiu de divisão no ano passado e agora disputa a 4ª Liga.

O jovem atacante vive a 325km de Varsóvia, capital da Polônia. “Onde moro ainda não chegaram os efeitos da guerra”, contou Digão, que marcou três gols e deu quatro assistências nesta temporada. “Estamos no 16º lugar do campeonato e neste sábado (5) voltamos para o segundo turno. Até então a data está mantida para voltarmos a jogar. No clube nos pediram para ter calma e esperança que isso passe logo. Mas se a situação se agravar, poderemos retornar aos nossos países”, relatou o atacante, informando que ainda não se sabe se há riscos de ataques russos na Polônia.

Entre os colegas de time de Digão estão um ucraniano e um português, que mora com ele. “O goleiro Sergi, ucraniano, se contundiu e foi para o seu país se tratar e ainda não voltou”, contou o jovem atleta, lembrando que o clube não passa informações aos atletas, provavelmente como medida de segurança.

A cidade em que Digão mora fica a mil quilômetros de Kiev, capital ucraniana que está sendo atacada pela Rússia. A riqueza de Opole vem, principalmente, de uma empresa que gera energia atômica, que fica em Dobrzen Wielki.

Carreira

Digão é formado numa escolinha de São Domingos do Prata, a mesma que revelou o atacante Rodrigo Muniz, vendido no meio do ano passado pelo Flamengo ao Fulham, da Inglaterra, por 8 milhões de euros.

O futebol está no sangue de Digão, já que seu pai, Lobão, é um antigo zagueiro e volante que atuou muitos anos no futebol de São Domingos do Prata e região. Atuando em Timóteo. Lobão foi campeão acesitano de 2004 no título inédito do Esplendor, distrito dionisiano de Conceição de Minas.

As informações são do Diário do Aço – Associada Amirt

Foto: Divulgação/TOR Dobrzen Wielki

Pesquisar