Ribeirão das Neves perde mil vacinas após vandalismo em posto de saúde

Desligamento proposital da energia gerou a perda de 600 imunizantes contra a Covid-19 e 400 outras vacinas

Após ato de vandalismo contra padrão de energia, cerca de mil vacinas foram perdidas no posto de saúde do Bairro San Genaro em Ribeirão das Neves, região Metropolitana de Belo Horizonte. Conforme a Polícia Militar, os funcionários constataram a falta de energia ao chegarem para trabalhar no local e acionaram os policiais. Em seguida, eles notaram a perda das doses contra a Covid-19 e outras doenças.

De acordo com a sargento Jeanne Gonçalves, os trabalhadores informaram que alguém havia retirado a parte central do padrão e assim desligado a energia. Após constatar o ocorrido, eles teriam se dirigido ao setor de vacinas, onde a geladeira marcava cerca de 20ºC, indicando a perda das vacinas. Segundo levantamento, foram perdidas 600 imunizantes contra a Covid-19, incluindo Janssen, Coronavac, Pfizer e AstraZeneca. Além deles, outras 400 vacinas contra diversas doenças também se tornaram inválidas. Os militares não identificaram suspeitos ou o dia que ocorreu o crime. Porém, é provável que a energia tenha sido interrompida entre esse domingo (20) e madrugada desta segunda-feira (21). Já que no último sábado (19), houve campanha de vacinação no local.

Vale destacar que o posto não foi arrombado e não foi constatada a falta de nenhum item, se tratando apenas do corte de energia e a consequente perda de imunizantes. Como não há câmeras de segurança na unidade de saúde ou nas proximidades, qualquer informação em relação a suspeitos deve ser levada a Polícia Civil. No momento, os usuários do local estão sendo encaminhados para centros de atendimento próximos. Já as vacinas perdidas serão recolhidas, sendo encaminhadas para central de Justinópolis e seguirão para descarte em Belo Horizonte.

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que, inicialmente, foram perdidas 150 doses de AstraZeneca, 100 de Coronavac, 30 da Janssen e 144 da Pfizer adulta. O executivo municipal também informou que uma equipe técnica já se deslocou para realizar os reparos na unidade de saúde, adicionando também grade de proteção. A prefeitura realizou o boletim de ocorrência e lamentou o ocorrido, alegando que serão tomadas todas as providências necessárias para reparar o dano.

Foto: Sargento Jeanne Gonçalves/Divulgação.

 

chuvas intensas

Pesquisar